Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Chuva de vermes ocorre na China e é anúncio do fim do mundo #boato

Chuva de vermes ocorre na China e é anúncio do fim do mundo #boato

Chuva de vermes ocorre na China e é anúncio do fim do mundo, diz boato

Boato – Chuva de vermes atinge Pequim, na China, assusta moradores e pessoas já falam em apocalipse e fim do mundo

O mundo tem passado por muitos acontecimentos desagradáveis e intensos. Incêndios históricos no Pantanal e na Amazônia, as mudanças climáticas que têm causado tempestades e secas cada vez mais severas e terremotos de grandes magnitudes.

No geral, esses eventos são explicados por questões naturais ou pela ação humana. Entretanto, existem pessoas que acreditam que esse tipo de acontecimento é uma forma de sinal divino ou do universo para nos alertar sobre alguma coisa.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está sendo compartilhada nas redes sociais, uma chuva de vermes teria sido registrada em Pequim, na China, e assustou os moradores. Segundo a história, os moradores foram orientados a sair de guarda-chuva. Ainda segundo a história, religiosos estariam chamando o evento de apocalipse, enquanto outras pessoas estariam afirmando que o acontecimento seria o fim do mundo. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “Chuva de vermes” assusta moradores de Pequim; religiosos se referem ao fenômeno raro como apocalipse – Uma “chuva de vermes” em Pequim, na China, fez moradores saírem de casa com guarda-chuvas para se protegerem dos animais invertebrados, nos últimos dias”. Versão 2: “Vídeo mostra uma suposta “CHUVA DE VERMES” em Pequim, na China, cobrindo as ruas e veículos da cidade. Os moradores foram aconselhados a sair de casa com guarda-chuvas para se proteger dos vermes, que caíram do céu sem motivo aparente”. Versão 3: “Agora chuva de vermes na China fim do mundo”.

Chuva de vermes ocorre na China e é anúncio do fim do mundo?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Facebook e deixou muita gente assustada. Entretanto, a história não é real. A explicação fica por conta da origem das imagens e da falta de provas.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. O texto possui caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis. Todas essas são características de fake news na internet.

Além disso, histórias falsas sobre vídeos impressionantes e casos curiosos já circulam há algum tempo na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que um fotógrafo teria flagrado um golfinho voando durante o furacão Dorian. Também a que indicava que no dia 24 de setembro de 2022 iria acontecer u m grande reset mundial e o fim do mundo e, por fim, a que apontava que o bebê com um olho só teria nascido para anunciar o fim do mundo.

Ao prestar atenção nas imagens, uma coisa chama a atenção. Além da baixa resolução do vídeo, os supostos vermes não se mexem. Foi aí que resolvemos pesquisar mais sobre o assunto e descobrimos a verdade.

A explicação foi dada pelo site Perfil, da Argentina, que também faz checagem de informações. De acordo com a página, a imagem, na verdade, mostra folhas caídas de uma árvore chamada choupo ou álamo. De nome científico “populus alba”, as folhas da árvore lembram lagartas e são bastante comuns em Pequim, na China. Além disso, na época em que o vídeo começou a ser compartilhado, Pequim enfrentava muitas chuvas, o que justifica as folhas terem ficado grudadas nos carros e no chão.

Por fim, isso não tem nada a ver com o fim do mundo. Ao longo do tempo, diversos eventos foram usados por pessoas para justificar um suposto fim do mundo. Em grande maioria, por religiosos. Entretanto, não existe nenhuma relação lógica com a história de hoje. A grande verdade é que as pessoas usam suas crenças pessoais para enxergarem ou justificarem coisas que não existem.

Em resumo: A história que diz que uma chuva de vermes ocorreu em Pequim, na China, e é o anúncio do fim do mundo é falsa! Para começo de história, os suposto vermes não se mexem. Além disso, o site argentino Perfil explicou que, na verdade, o que aparece no vídeo são folhas da árvore choupo ou álamo, que se parecem com lagartas. Ou seja, nada de larvas e muito menos de fim do mundo!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: