Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Fotógrafo flagra golfinho voando durante furacão Dorian #boato

Fotógrafo flagra golfinho voando durante furacão Dorian #boato

Fotógrafo flagra golfinho voando durante furacão Dorian, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Durante passagem de furacão Dorian, o fotógrafo Ernie Schwartz registra golfinho “voando” durante tempestade em praia.

A temporada de furacões no Atlântico Norte está apenas na metade, mas já foi o suficiente para causar um cenário de grandes destruições. Um furacão é um evento meteorológico causado pelo encontro de uma massa de ar quente úmida com uma massa de ar fria e seca sob as águas dos oceanos tropicais. Esse encontro gera um funil com um centro de baixa pressão, que podem criar ventos que ultrapassam os 300km/h.

Em 2019, os centros de monitoramento desse tipo de evento indicavam que a temporada de furacões seria bastante amena, especialmente pelo enfraquecimento do El Niño (que causa o aumento de temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico). Porém, no final de agosto de 2019, o furacão Dorian (que atingiu a categoria 5, a mais alta na escala Saffir-Simpson) causou grande destruição nas Bahamas, se movendo em direção aos Estados Unidos.

Em meio ao drama, o furacão já é considerado o segundo mais intenso da história do Atlântico Norte (atrás apenas do furacão Allen, de 1980). Por conta disso, diversas fotos começaram a pipocar nas redes sociais, mas uma, em especial, chamou a atenção: um golfinho teria sido fotografado no meio do furacão Dorian. A história chegou a ser retratada até na imprensa brasileira. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Registro foi feito pelo fotógrafo Ernie Schwartz. Segundo jornal, dezenas de golfinhos caíram em telhados de residências próximas à costa da Flórida”. Versão 2: “Especialista em vida marinha diz que fenômeno não é incomum quando os animais estão próximo da costa durante a passagem de tornados”.

Fotógrafo flagrou golfinho voando durante furacão Dorian?

Muita gente que viu a imagem circulando na internet logo lembrou do filme ‘Sharknado’, de 2013, que conta a história de um furacão que inundou Los Angeles e carregou tubarões (isso mesmo!) para a cidade. Mas será que o fotógrafo Ernie Schwartz realmente teria flagrado um golfinho em uma espécie de Sharknado da vida real? A resposta é não!

Vamos lá! Logo de cara, a equipe do Boatos.org ficou bastante desconfiada dessa história. Há alguns dias, nossa equipe já havia desmentido a história de um vídeo que mostraria o furacão Dorian nas Bahamas (ou Estados Unidos).

A parte ‘boa’ dessa história é que, ao contrário de outras fake news, o caso de hoje cita uma fonte (o que torna o trabalho de checagem mais fácil). E foi aí que a equipe do Boatos.org matou a charada!

A fonte que sustenta toda a história é o site ‘People of Lancaster’, mais exatamente, uma matéria publicada no dia 2 de setembro que narrava o suposto caso. Uma investigação no site nos ajudou a desvendar todo o mistério. Na categoria ‘sobre nós’, é possível identificar que o site é uma mistura de informação e humor. Leia o que diz a seção:

Pessoas de Lancaster é uma mistura de notícias, opinião e sátira sobre pessoas, lugares e coisas interessantes do Condado de Lancaster, na Pensilvânia. Muitos dos conteúdos presentes no site são sátiras inspiradas em pessoas reais ou eventos que nós amamos endossar com uma camada de ironia e sarcasmo. Como você pode dizer o que é real e o que é sátira? Bem, se “óbvio” não é o suficiente e você não tem a curiosidade intelectual de descobrir a verdade por si mesmo, pode ver as tags atribuídas a todas as histórias publicadas no site. As histórias que são sátiras recebem a tag ‘sátira’, como mostra a imagem abaixo e é exibida na parte inferior de todos os artigos publicados.

No site, a publicação, em questão, possui a tag ‘satire’ (sátira), que indica que a história é uma piada. E se engana quem pensa que a história do golfinho “voando” teve de ser desmentida apenas no Brasil. Nos Estados Unidos, muita gente também caiu na brincadeira. Um dos desmentidos, inclusive,  aponta que o caso circula na internet desde 2016. Criado pelo site ‘People of Lancaster’, a história foi desmentida, na época, por um site de fact-checking estadunidense (o Snopes), que indicou que a foto do golfinho se tratava de uma montagem (uma das fotos é de 2004 e, a outra, de 2005). O que aconteceu, em 2019, foi apenas uma atualização do caso, relacionando-o com a passagem do furacão Dorian.

Aliás, essa não é a primeira vez que a internet acaba caindo em piadas de sites humorísticos. Aqui no Boatos.org, nossa equipe já desmentiu várias histórias que levaram os internautas ao delírio, como o caso das nove freiras que teriam ficado grávidas após receberem refugiados italianos em um mosteiro. E também, mais recentemente, a história que afirmava que o presidente Jair Bolsonaro teria culpado o cantor Marcelo D2 pelos incêndios e pela fumaça na Amazônia.

Em resumo: a história que diz que um fotógrafo flagra golfinho voando durante furacão Dorian é falsa! A foto, na realidade, trata-se de uma montagem e foi usada, pela primeira vez, em 2016. Toda a história surgiu de um site de humor (o que acabou enganando muita gente). Ou seja, o caso é apenas #boato. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.