Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > 24 de setembro de 2022 terá o grande reset mundial e fim do mundo #boato

24 de setembro de 2022 terá o grande reset mundial e fim do mundo #boato

24 de setembro de 2022 terá o grande reset mundial e fim do mundo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Mundo vai sofrer reset mundial e evento apocalíptico no dia 24 de setembro de 2022. Shows e eventos do papa foram cancelados para o fim do mundo.

A situação no Brasil não anda fácil. Com a constante alta nos preços dos alimentos e dos combustíveis, o brasileiro tem tentado sobreviver e se agarrar na esperança até que as coisas voltem a melhorar.

Com isso, muita gente tem dito por aí que está apenas esperando “o meteoro chegar”. A fala remete à ideia do mundo acabar para poder começar de novo e de outro jeito, sem tanto sofrimento e angústia. E de acordo com uma história que está circulando por aí, o reset mundial parece estar mais perto do que imaginamos.

Segundo a história, um parlamentar teria dito que o dia 24 de setembro de 2022 jamais será esquecido. Ainda segundo a publicação, a data será marcada por um grande reset financeiro mundial ou um grande evento apocalíptico. De acordo com a história, muitos artistas teriam cancelado shows nesta data, já o papa Francisco teriam ordenado que todo mundo devolva bens e recursos ao banco do Vaticano. Ainda de acordo com a história, a Nasa anunciou uma missão para a destruição de um meteoro no dia 23 de setembro, enquanto Os Simpsons teria previsto o fim do mundo em um episódio. Confira:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

“Grande boato de uma data sobre um grande reset global… Dia 24 de setembro de 2022, tem ganhado rumores sobre um desligamento financeiro mundial, ou algum grande evento apocalíptico tem se espalhado em diversos canais no mundo todo… Depois de um parlamentar europeu dizer que esse dia nunca mais será esquecido, esse assunto ganhou forma… 

Muitos artistas internacionais cancelando shows para próximo dessa data… Francisco ordenou a todas as igrejas católicas no mundo todo, que devolvam seus recursos e bens para o banco do Vaticano, em uma forma de reter todos os bens antes de algo que possa acontecer…

Os Simpsons também fez um episódio falando sobre essa data, e dizendo que haverá um grande ataque cibernético… A Nasa lançou para o dia 23, uma missão de destruição de um meteoro… Nesse dia 24 que será um dia importante no calendário judaico, termina um ciclo de 6000 mil anos… Nada sabemos ao certo, mas que um GRANDE RESET está sendo avisado e planejado pela elite, não há nenhuma dúvida…”.

24 de setembro de 2022 terá o grande reset mundial e fim do mundo?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muita gente preocupada. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e da origem da informação.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, histórias sobre o fim do mundo ou sobre um grande reset mundial não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que um ataque cibernético e o grande reset mundial iriam acontecer em 2021. Também a que indicava que Gesara e Nesara seriam implementadas em 2020 e o reset financeiro iria acontecer nos próximos dias e, por fim, a que apontava que um asteroide iria se chocar contra a Terra em 2020 e seria o fim do mundo.

Ao analisar a história, percebemos se tratar de mais uma publicação que se embasa em teorias conspiratórias. As evidências apontadas na mensagem são falsas. A história que fala sobre o parlamentar europeu foi desmentida pela página de checagem Lead Stories.

De acordo com ela, a história se refere à uma fala do político alemão Friedrich Merz, no dia 27 de fevereiro de 2022. Na época, ele discursou em uma reunião e falou sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia. O contexto da fala está relacionado à guerra e não a um grande reset mundial.

Já sobre os possíveis cancelamentos de shows por parte de artistas, isso não existe. Uma rápida busca na internet mostra que existem diversos shows e festivais marcados para esse dia, inclusive o show da banda Guns N’ Roses, em São Paulo (SP).

Se isso não bastasse, o próprio papa Francisco vai participar de um evento no dia 24 de setembro de 2022. De acordo com a agenda, ele deve participar de um evento chamado “Economia de Francesco”.

Já sobre a suposta previsão de Os Simpsons, ela também é falsa. Assim como já desmentimos aqui, aqui e aqui, histórias de previsões falsas do famoso desenho já circulam há algum tempo na internet. Dessa vez, a história foi desmentida pelo serviço de fact-checking HITC. Segundo a página, toda a história surgiu por causa do nome do episódio. Se tratava do 9º capítulo da 24ª temporada que, em sua abreviação, se tornou “24/9” (o que não tem nada a ver com a data de setembro).

Por fim, de fato, a Nasa anunciou a explosão de um asteroide, mas para o dia 26 de setembro de 2022 (e não 23, como aponta a história). Além disso, se trata de uma missão planejada. A Nasa vai usar a espaçonave DART, uma tecnologia que ainda está em teste e foi desenvolvida para proteger a Terra de riscos potenciais. Nesse caso, o asteroide sequer está em rota de colisão com a Terra.

Em resumo: a história que diz que veremos o grande reset mundial e o fim do mundo no dia 24 de setembro de 2022 é falsa! A história mistura teorias da conspiração com um monte de balela que apenas têm a intenção de ganhar cliques e visualizações. Além de nenhuma informação citada na história ser verdadeira, nada indica que vamos passar pelo reset do mundial ou o fim do mundo. Podem ficar tranquilos! A história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso