Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo que mostraria Biden assediando criança foi, na realidade, manipulado

Vídeo que mostraria Biden assediando criança foi, na realidade, manipulado

Biden disse “você é uma criança sexy” a menina que estava o filmando, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Joe Biden, presidente dos EUA, foi flagrado falando “você é uma criança sexy” para uma menina em vídeo.

  Análise

Durante as eleições de 2020 nos Estados Unidos, uma das principais fake news que circularam na internet era a que apontava para denúncias que envolviam o então candidato Joe Biden e denúncias de abuso de crianças. Com as próximas eleições na mira, histórias falsas voltaram a circular.

A última bomba que vimos em redes sociais aponta que Joe Biden teria sido flagrado assediando uma menina. O vídeo começaria com o presidente dos EUA falando “Deixa eu sussurrar um segredinho. Você é uma criança sexy. Não diga a mamãe o que eu disso”.

A menina teria respondido “não”. Ele teria falado “entendeu” e ela teria feito um “uhum”. Ao fim, uma mulher diz “eu estou gravando” e Joe Biden responde “oh, você está gravando?”. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, diz a uma criança que ela é sexy e lhe diz para não contar à mãe o que disse. Versão 2: Joe Biden sussurando no ouvido de uma criança: “Você é uma criança sexy” QUE VELHO NOJENTO!

Versão 3: Joe Biden achou que a garota iria tirar uma fotografia, mas ela estava filmando. Ouça o que ele diz para a criança…terrível. Não há limite para as atitudes criminosas dessa gente ⬇️⬇

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Joe Biden falou para uma menina “você é uma criança sexy”? 2) O que ele diz no vídeo original? 3) As acusações de abuso contra Joe Biden procedem?

É verdade que Joe Biden falou para uma menina “você é uma criança sexy”?

Não é verdade. Apesar de o vídeo ter circulado com força na internet, ele foi, na realidade, manipulado. O vídeo foi fruto de uma checagem de alguns sites em inglês como o da AFP e o da Reuters. Nesta publicação, foi dito que o áudio foi trocado.

O que ele diz no vídeo original?

Na realidade, a publicação original é de uma mulher chamada Lizzy Saucedo. Em sua conta no TikTok, ela (que não é uma criança) postou o vídeo do dia em que conheceu Joe Biden.

Na realidade, o diálogo foi o seguinte: Biden fala para alguém que está próximo a Lizzy “Como você tirou todas essas fotos? Sim, você é legal”. Aí ele atravesse a mãe para falar algo para alguém “Dê-me um desejo por um segredo. Não conte à mamãe o que eu te contei. Você entendeu”. É neste momento, que o trecho “você é uma criança sexy” foi inserido.

No final, eles posam para uma foto, mas a mãe diz “Estou gravando” e ele diz “ó, estão gravando”. No final, a câmera vira para outro lado e alguém pede para tirar uma selfie com Biden e todos tiram a foto. Assista:

@saucedofamily interesting day #joebiden  #president  #fortliberty  #metthepresident  #army  #fyp ♬ original sound – Lizz H

As acusações de abuso contra Joe Biden procedem?

Assim como o vídeo não prova nada contra Joe Biden, não há qualquer prova de que ele tenha realizado qualquer abuso contra crianças. O Boatos.org já desmentiu diversas acusações falsas contra ele (temos exemplos aqui, aqui e aqui).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Joe Biden tenha falado para uma criança que ela é “sexy” e que tenha sido filmado. O trecho em questão foi inserido digitalmente com a ajudar, muito provavelmente, de inteligência artificial. Além disso, não há qualquer prova de que ele tenha realizado abusos contra crianças.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm