Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Biden bloqueou ajuda de Gerald Ford a vietnamitas em 1975 #boato

Biden bloqueou ajuda de Gerald Ford a vietnamitas em 1975 #boato

Biden bloqueou ajuda de Gerald Ford a vietnamitas em 1975, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em 1975, Joe Biden foi o responsável pela não-aprovação pacote de ajuda e resgate de estadunidenses e aliados na Guerra do Vietnã e bloqueou ajuda a vietnamitas.

A Guerra do Vietnã acabou em 1975 após quase 20 anos de conflitos ideológicos entre os governos vietnamitas do Sul e do Norte. E claro, o confronto teve participação dos Estados Unidos. Tema de algumas músicas, acredita-se que a Guerra deixou entre 1,5 milhão a 3 milhões de mortos.

O conflito ficou marcado pelo uso de armas químicas por parte dos Estados Unidos (que geraram consequências até os dias atuais). O país americano deixou a Guerra em 1973, após fortes protestos que pediam a retirada das tropas estadunidenses. Ao final dos conflitos, o Exército estadunidense perdeu cerca de 58 mil soldados.

E apesar do confronto já ter acabado há algumas décadas, fake news sobre o tema começaram a circular na internet. De acordo com uma história, o atual presidente dos EUA Joe Biden (na época, senador do país) teria impedido Gerald Ford, presidente dos EUA durante o conflito, de ajudar os vietnamitas e de evacuar os estadunidenses que estavam no país. Ainda segundo a publicação, Biden também teria se recusado a aprovar um pacote de ajuda aos refugiados vietnamitas. Confira:

“1975 Em 1975, o presidente Gerald Ford foi encarregado de administrar o difícil final da Guerra do Vietnã. O presidente Ford foi ao Congresso em busca de um pacote de ajuda para permitir a evacuação do pessoal americano e de nossos aliados. No entanto, houve UM SENADOR DOS EUA que se opôs a esse tipo de apoio. O resultado foi a embaraçosa e apressada evacuação do telhado da embaixada americana em Saigon. Este senador se deleitou com o constrangimento e fez tudo o que pôde para alavancá-lo politicamente contra a Ford. Apesar dos esforços deste senador americano – o presidente Ford conseguiu resgatar 1.500 aliados sul-vietnamitas antes da queda do país. 

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Se o presidente Ford não tivesse agido rapidamente, essas pessoas teriam sido alvejadas e massacradas por seu apoio à América. Quando eles chegaram à América, o presidente Ford pediu ao Congresso um pacote para ajudar esses refugiados a se integrarem à sociedade americana. Aquele MESMO SENADOR problemático TORPEDEOU QUALQUER APOIO para esses chocados, anticomunistas, americanos e nossos ajudantes, os refugiados. Em vez disso, o presidente Ford teve que recrutar organizações cristãs para oferecer assistência voluntária. 

Ao fazer isso, o senador menosprezou esses esforços. Que tipo de pessoa se oporia ao trabalho incansável do presidente Ford para fazer a coisa certa e humanitária? Quem gostaria de fazer política com o bem-estar de pessoas inocentes que apoiaram os Estados Unidos na trágica Guerra do Vietnã? ESSE SENADOR ERA JOE BIDEN Do livro – “When the Centre Held”. por Donald Rumsfeld em 15 de maio de 2018 Publicado em 28 de agosto de 2021 num comentário feito por um leitor em artigo da Fox News”.

Biden bloqueou ajuda de Gerald Ford a vietnamitas em 1975?

A informação rapidamente ganhou a atenção dos internautas nas redes sociais, em especial, no Facebook. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta dos registros oficiais.

Informações falsas sobre guerras têm se tornado uma constante na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que missionárias cristãs foram colocadas em sacos plásticos em praça pública, no Afeganistão. Também a que indicava que Bolsonaro teria convocado brasileiros para apoiar os EUA na 3ª Guerra Mundial, no Irã e, por fim, a que apontava que o Talibã teria fuzilado diversos homens, em 2021, no Afeganistão.

Ao procurar por mais informações sobre o assunto, descobrimos que a história foi completamente distorcida. De acordo com o serviço de fact-checking estadunidense Tech ARP, Biden não foi o culpado pelo plano de resgate não ser aprovado. Segundo o serviço de checagem, na época, Biden votou contra o projeto. Ele discordava de dois pontos do projeto: a assistência militar ao Vietnã e o uso de tropas estadunidenses para proteger os cidadãos vietnamitas durante a evacuação.

Entretanto, mesmo com o voto contrário de Biden, o Senado conseguiu aprovar o projeto. Na oportunidade, 17 senadores votaram contra a proposta. Já na Câmara, a medida foi rejeitada. Ou seja, a culpa não foi de Biden (que era senador), mas sim dos deputados da Câmara que rejeitaram a proposta.

Além disso, de acordo com o serviço de fact-checking estadunidense Snopes, a votação que pretendia implementar um pacote de ajuda aos refugiados vietnamitas, no pós-guerra, teve apoio de Joe Biden. Na época, o senador não compareceu no dia da votação do projeto. Apesar disso, Biden fazia parte da Comissão de Relações Exteriores do Senado e, anteriormente, já havia aprovado o projeto de lei para que fosse submetido à votação final (com recomendação favorável para sua aprovação). Ou seja, os vietnamitas não precisaram da ajuda dos cristãos.

Em resumo: a história que diz que Biden impediu que Gerald Ford ajudasse vietnamitas, em 1975, é falsa! Segundo os serviços de checagem dos Estados Unidos, a história foi distorcida. De acordo com eles, Biden votou contra o projeto de evacuação dos vietnamitas na Guerra do Vietnã. Mesmo assim, o projeto foi aprovado no Senado, mas acabou rejeitado na Câmara de Deputados. Sobre a votação que pretendia implementar um pacote de ajuda aos refugiados vietnamitas, Biden sequer compareceu à votação. Apesar disso, ele foi um dos responsáveis pelo projeto de lei ter sido colocado em votação. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: