Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bolsonaro convoca reservistas brasileiros para apoiar os EUA na 3ª Guerra Mundial no Irã #boato

Bolsonaro convoca reservistas brasileiros para apoiar os EUA na 3ª Guerra Mundial no Irã #boato

Bolsonaro convoca reservistas brasileiros para apoiar os EUA na 3ª Guerra Mundial no Irã, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente Jair Bolsonaro convocou todos os jovens brasileiros acima de 18 anos para participar da missão dos EUA no Irã e da 3ª Guerra Mundial.

Depois que os Estados Unidos realizaram um ataque no Iraque que vitimou Qasem Soleimani, um dos nomes fortes do governo do Irã, dois sentimentos ficaram um tanto quanto aflorados no Brasil: o medo de que o presidente Jair Bolsonaro desse alguma declaração embaraçosa sobre o caso e o medo de uma 3ª Guerra Mundial. Uma mensagem que viralizou na web conseguiu juntar os dois temores.

De acordo com textos que viralizaram em redes sociais, Bolsonaro já teria começado a convocar jovens para lutar junto com os EUA no Irã. Em algumas versões, a convocação já seria para a “3ª Guerra Mundial”. Leia duas das versões da história que circula online (e é acompanhada de um link do G1 e de uma imagem):

Versão 1: Jair Bolsonaro anuncia que todos os jovens de 18 a 26 anos deverão se apresentar ao Exército para auxiliar na missão dos EUA no Irã Versão 2: ALERTA! Bolsonaro convoca todos os reservistas de 18 à 40 anos para apoiarem os EUA na 3° Guerra Mundial.

Bolsonaro convoca jovens reservistas para apoiar os EUA na 3ª Guerra Mundial no Irã?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Muita gente começou a compartilhar a informação em redes sociais e a temer que a convocação de Bolsonaro e do Exército era verdadeira. Se você é uma dessas pessoas, fique tranquila. A informação que circula online não procede. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com as mensagens, já sabíamos exatamente do que se tratava. A mensagem em questão segue o roteiro de um “clássico” no mundo das fake news. Funciona assim: uma notícia bombástica é acompanhada de um link de um grande portal de notícias (no caso de hoje, o G1) e de um link de uma imagem. Ao abrir o link da imagens, você se depara com o “Tiririca” falando “É mentira, abestado”. O vídeo abaixo explica:

Aqui no Boatos.org já desmentimos fake news que usam o “meme” como pegadinha mais de uma dezena de vezes. Já teve denúncia de doping na esfera esportiva, notícia sobre feriado, sobre a Mega -Sena, morte de famoso, fim de concurso público e muitas outras histórias que sempre terminavam com o Tiririca “denunciando a farsa”.

Já sabíamos que a história era falsa, mas, só para ter certeza, resolvemos buscar por mais detalhes a respeito de uma suposta participação brasileira no conflito entre EUA e Irã e uma suposta 3ª Guerra Mundial. As notícias foram alentadoras.

Atendendo ao “anseio” de muitas pessoas, o presidente Jair Bolsonaro deu declarações que não comprometeram o Brasil neste caso. O presidente falou que o Brasil não vai opinar em relação ao assunto por “não ter poderio bélico”. Em relação a uma 3ª Guerra Mundial, ainda é muito cedo para especularmos isso.

Resumindo: a história que aponta que Bolsonaro está convocando brasileiros para lutar junto com os Estados Unidos é falsa. Não passa de mais uma balela que circula online e esconde uma “pegadinha do Tiririca”. No fim de tudo, “é mentira, abestado”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/36oLGIe