Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Avião de Putin foi abatido pelo grupo Wagner após deixar Moscou (Rússia) #boato

Avião de Putin foi abatido pelo grupo Wagner após deixar Moscou (Rússia) #boato

Avião de Putin foi abatido pelo grupo Wagner após deixar Moscou (Rússia), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O fato do avião do presidente da Rússia Vladimir Putin ter sumido do radar após deixar Moscou (Rússia) significa que ele foi abatido pelo Grupo Wagner.

Nos últimos dias, as tensões entre o governo da Rússia e o grupo de combatentes mercenários Wagner chamaram atenção do mundo. O medo de isso resultar e mais guerras (inclusive fora da Rússia) e as dúvidas sobre o que estava ocorrendo geraram especulação.

A situação está menos tensa após um acordo entre o governo e o grupo liderado por Yevgeny Prigozhin resultar em uma trégua. Mesmo assim, uma especulação está circulando na internet.

Como o presidente Vladimir Putin não fez nenhuma aparição pública recente e o avião presidencial russo desapareceu do serviço de monitoramentos FlightRadar após decolagem no sábado (24), começou a circular na internet a tese de que o avião havia sido abatido.

“Avião de Putin deixa Moscou e some do radar após avanço do grupo Wagner”, “AGORA!! Avião de PUTIN  que decolou de Moscou some de radar FOI ABATIDO” e “Avião do Putin desaparece do radar chegou notícia que o avião foi abatido”. Estes são alguns exemplos de mensagens que viralizaram.

Análise da mensagem que circula online

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A base para a teoria era de uma informação real (matérias que apontavam que o avião de Putin havia saído de Moscou e desaparecido do FlightRadar). Mesmo assim, ainda era possível ver exageros (tom alarmista), erros de português e caráter vago (características intrínsecas a fake news).

Não bastasse isso, essa história de “coisas que aconteceram com Putin” sempre é enredo de fake news. Já desmentimos que ele mandou destruir vacinas, que estava com câncer terminal e, ainda, que havia dito que riscaria os inimigos de Bolsonaro do mapa.

A história circulou por todas as principais redes sociais (sempre acompanhadas da suposta “repercussão”). Vimos o conteúdo no TikTok, Facebook e Instagram. No YouTube, um vídeo sugerindo que o avião havia sido abatido viralizou. Teve quase 50 mil visualizações.

Checagem da mensagem e perguntas a serem feitas

Todo esse enredo suscitou algumas a serem respondidas. 1) O avião de Putin foi abatido? 2) Por que o avião presidencial desapareceu do FlightRadar depois de sair de Moscou? 3) O que aconteceu com o avião de Putin?

O avião de Putin foi abatido?

Absolutamente, não. Tudo que ocorreram foram especulações sensacionalistas que surgiram por conta da notícia da saída do avião de Moscou. Isso começou a circular no sábado (24). Desde então, não há qualquer fonte confiável que tenha apontado para a história.

Mais do que isso: houve, inclusive, um acerto entre o governo da Rússia e o Grupo Wagner. Todas as acusações contra Yevgeny Prigozhin e o grupo deixou a Rússia em direção à Belarus.

Por que o avião presidencial desapareceu do FlightRadar depois de sair de Moscou?

Não há um motivo claro. Mas, simplesmente, pode ter ocorrido um desligamento de radar no meio da viagem ou mesmo a plataforma não ter detectado o avião.  Há um ponto, ainda, que será esclarecido no próximo tópico.

O que aconteceu com o avião de Putin?

De acordo com o FlightRadar, o avião presidencial já está de volta a Moscou. No sábado mesmo, foi detectada uma viagem de volta que saiu do destino desconhecido à capital da Rússia. Isso pode ser visto neste link e corrobora a hipótese de radar desligado (ou mesmo de o site não detectar a viagem).

Resumindo: é falso que o avião com Vladimir Putin tenha sido abatido ou que haja algo de anormal com ele ter saído do radar. Usaram uma notícia real (que nem deveria ser notícia, aliás) e criaram ilações em cima dela.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm