Putin está com câncer terminal no intestino e, por isso, está promovendo guerra #boato

Boato – Agora sabemos o motivo da guerra na Ucrânia. O presidente Vladimir Putin está com câncer terminal no intestino e a prova é que o rosto dele está inchado e ele está triste.

Não é de hoje que muitos dos boatos que circulam na imprensa brasileira ocorrem por alguns veículos de mídia “comprarem” teses que circulam em sites internacionais. A história de hoje trata da saúde do presidente da Rússia Vladimir Putin.

De acordo com a “notícia”, relatórios da Pentágono apontavam que Vladimir Putin estaria com um câncer terminal no intestino. A prova disso, de acordo com notícia publicada no tabloide britânico “Daily Star” e reverberada em sites no Brasil, seria o fato de Putin aparecer com o rosto inchado (que seria resultado do tratamento) e estar triste nos últimos dias.

Depois de surgir no Reino Unido, a história veio para o Brasil acompanhada por um “diz jornal”. Após publicação na mídia daqui, dois sentimentos se espalharam em redes sociais. 1) De que o ataque na Ucrânia havia sido motivado pela doença. 2) Que o fato de Putin saber que “vai morrer” faz o mundo estar perdido. Leia duas versões que circulam online:

Versão 1: Putin tem câncer terminal no intestino, diz jornal citando fonte do Pentágono Vladimir Putin tem câncer de intestino terminal, de acordo com relatórios de inteligência do Pentágono e da Ucrânia citados pelo jornal britânico “Daily Star”. Versão 2: PUTIN GUERRA e CÂNCER O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pode estar escondendo um câncer de intestino em estágio terminal, de acordo com o jornal britânico Daily Star.

Putin está com câncer terminal no intestino e, por isso, está promovendo guerra?

É claro que uma informação como essa se espalharia com muita força em redes sociais (graças àquela ajuda da mídia). Porém, este papo de câncer terminal, pelo menos com as informações que temos de momento, podem ser tratadas como nada mais do que um boato.

Para chegar à conclusão do caso, analisamos um histórico de informações do gênero, os argumentos utilizados na reportagem que deu origem à história e a própria fonte da informação (e ausência de outras fontes).

Não é de hoje que histórias do tipo “fulano de tal está muito doente” circulam na mídia internacional e, com o tempo, se mostram falsas. Há cerca de dois anos, uma dessas histórias apontava que o próprio Vladimir Putin estaria “muito doente”. Na época, o boato era de que ele estava com o Mal de Parkinson. A história surgiu na mídia, bombou em todo o mundo e, depois de não confirmada, sumiu.

Assim como no caso citado, a história não surgiu em uma fonte das mais confiáveis. Este site que avalia possíveis fontes de fake news classifica o tabloide britânico como “enviesado” e que promove teorias da conspiração sem fontes confiáveis ou com caráter comprobatório pobre. Não se trata de um site confiáveis, de acordo com a análise.

Ao buscar pela história em alguma fonte confiável (matéria que cita “diz jornal” não entra na lista), nada encontramos. Vamos racionar: em meio a diversas informações passadas pelo Pentágono para diversas fontes, como que um tabloide britânico obteria o “furo”. Estranho, não.

Para piorar, a matéria original da tal “doença de Putin” não ajuda em nada. A prova para a doença do presidente da Rússia seria o “formato do rosto dele”, o fato de ele não sorrir e o fato de ele estar tomando muito cuidado com a Covid-19. Vamos convir que, mesmo que isso estivesse em um relatório oficial (apesar de parecer papo de boteco), não provaria em nada que Vladimir Putin está com um câncer terminal no intestino.

Vale apontar que, apesar de não justificável, os ataques da Rússia à Ucrânia vão muito além do que um “estado de saúde” de Vladimir Putin. Não dá para jogar a “culpa” em um câncer.

Resumindo: não há qualquer comprovação na tese de que Vladimir Putin está sofrendo com um câncer terminal no intestino. Quem publicou na gringa usou “como prova” algo que não prova nada e quem publicou por aqui só fez reverberar e transformar a história em um telefone sem fio.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet