Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Putin grava vídeo com passaporte, mapa do Brasil e botão vermelho para ameaçar os inimigos de Bolsonaro #boato

Putin grava vídeo com passaporte, mapa do Brasil e botão vermelho para ameaçar os inimigos de Bolsonaro #boato

Putin grava vídeo com passaporte, mapa do Brasil e botão vermelho para ameaçar os inimigos de Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente da Rússia Vladimir Putin acabou de gravar um vídeo com um recado para os inimigos de Bolsonaro. Nas imagens, ele mostra um passaporte, aponta o Brasil no mapa e aperta o botão vermelho de destruição.

A criatividade de quem espalha fake news precisa estar aflorada tamanho o volume de desinformação que circula na internet. Em alguns casos, enredos inimagináveis são criados com base em um vídeo. O último aponta para uma suposta ação do presidente da Rússia Vladimir Putin.

Um vídeo com a descrição ACMR aponta para um suposto “Vladimir Putin” fazendo sons de ASMR em um microfone. No primeiro deles, o presidente da Rússia teria folheado um passaporte. Depois, ele teria apontado para o Brasil no mapa. Em seguida, Putin teria riscado um papel. No fim, ele aperta um botão vermelho.

O vídeo foi interpretado por aqui como um recado aos inimigos do presidente do Brasil Jair Bolsonaro. Isso porque Putin teria falado que está pronto para vir para cá riscar os inimigos do presidente do Brasil do mapa com suas armas de destruição. Leia algumas mensagens que circulam online:

Versão 1: Ele disse já carimbei meu passaporte, apontou o Brasil no Globo. PRECISA  MAIS?? Putin avisa, vou riscar do mapa os inimigos de Bolsonaro no  Brasil. Já estou com meu passaporte carimbado e pronto, o botão vermelho das bombas e mísseis já está nas mãos!!!!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: Ele disse: já carimbei o passaporte, apontou o Brasil no Globo, assinou a ordem, e acionou seu exército em apoio ao Brasil e ao Presidente Bolsonaro. Tic tac. Putin avisa, vou riscar do mapa os inimigos de Bolsonaro no  Brasil. Aliança RÚSSIA & BRASIL

Putin grava vídeo com passaporte, mapa do Brasil e botão vermelho para ameaçar os inimigos de Bolsonaro?

Como vocês viram, o tal vídeo foi interpretado das formas mais diversas na internet (inclusive, puxando a brasa para a “sardinha” de Bolsonaro). Porém, o vídeo não é de fato de Vladimir Putin tampouco a tal interpretação faz sentido.

As mensagens já não ajudam muito. Elas têm aquelas características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Não bastasse isso, a tal interpretação é, no mínimo, nonsense. Se alguém, de fato, quisesse apontar o Brasil no mapa, o faria de forma mais explícita. De fato, o ponto na América do Sul apontado (que pode ser Brasil, Venezuela, Colômbia e outros países) foi uma coincidência.

Você pode até discordar neste ponto, mas há algo que anularia os seus argumentos: não é Vladimir Putin no vídeo. A marca d’água do vídeo é de uma conta do TikTok de nome Simple Putin Life. Pois bem: a página tem diversos vídeos de deepfakes de políticos (sendo o de Putin o mais utilizado).

Se você prestar muita atenção no vídeo, pode perceber que é uma montagem quase perfeita. Só que quase perfeita não é igual a perfeita. Em alguns momentos é possível ver que o momento da cabeça de Putin não acompanha do pescoço. Também é possível ver que a pálpebra apresenta um movimento que destoa da imagem em um certo momento e que a resolução e a coloração da cabeça são diferentes das outras partes do corpo.

@simpleputinlifeASMR from president♬ оригинальный звук – ПРОСТО ПУТИН

É importante citar que não existe qualquer manifestação pública de Putin com a intenção de “caçar” os inimigos de Bolsonaro. Na realidade, o presidente da Rússia segue preocupado com os problemas domésticos dos conflitos com a Ucrânia e suas consequências.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o presidente da Rússia Vladimir Putin ameaçou os inimigos de Bolsonaro em um vídeo. A filmagem é um deepfake e a interpretação das imagens é totalmente surreal.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso