Putin ordena a destruição de todas vacinas na Rússia #boato

Boatos – Após o aumento de casos de HIV na Rússia, o presidente do país, Vladimir Putin, ordenou a destruição de todas as vacinas no país.

A nova etapa de vacinação contra a Covid-19 está fazendo com que mais fake news sobre os imunizantes sejam espalhadas (e importadas) por aí. A mais nova para uma suposta ordem do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

De acordo com um texto que está circulando em redes sociais e logo estará nos piores blogs antivacinas do Brasil, Putin teria decretado a destruição de todas as vacinas na Rússia. Isso teria ocorrido por conta do “número de casos de HIV” por conta das vacinas no país. Leia:

Putin ordena destruição de todas as vacinas O presidente Putin ordenou a destruição de todos os estoques de vacinas Covid em solo russo, citando uma conexão inegável entre o que foi apelidado de “ Moscow Vax ” e um aumento repentino de infecções por HIV em pessoas vacinadas

Putin ordenou a destruição de todas vacinas na Rússia?

Confira também: é falso que Grêmio anunciou que Lucas Leiva teve problema cardíaco por causa de vacina

Não demorou para a história se espalhar na internet entre grupos antivacinas. Porém, é falsa a informação que aponta que o presidente da Rússia Vladimir Putin ordenou a destruição das vacinas.

O histórico recente de fake news sobre vacinas e a própria estrutura da história já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Como falamos no início do texto, o que não tem faltado é informação falsa sobre as vacinas (essa, por exemplo, aponta que a Pfizer admitiu que pretende reduzir a população com as vacinas).

Além disso, a própria história se baseia em uma informação falsa e já desmentida diversas vezes: de que as vacinas aumentam as infecções por HIV (confira o desmentido aqui). Ou seja: tem algo que não se encaixa.

Ao buscar mais detalhes sobre a história, descobrimos que ela não consta em nenhuma fonte confiável. Ao contrário, descobrimos que ela surgiu em um site norte-americano “especializado” em informações falsas (inventadas) sobre temas como vacinas, teoria da conspiração, direita e “Nova Ordem Mundial”. Ou seja: a fonte não é nada fiável.

Resumindo: além de não constar nada sobre “ordem de Putin” para destruir vacinas em fontes confiáveis, a história falsa surgiu em um site que sempre compartilha fake news sobre a vacinação. Já dá para cravar que a história em questão não procede.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe o nosso link