Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Torre Eiffel fica iluminada com as cores da Argentina após a final da Copa do Mundo #boato

Torre Eiffel fica iluminada com as cores da Argentina após a final da Copa do Mundo #boato

Torre Eiffel fica iluminada com as cores da Argentina após a final da Copa do Mundo, diz boato (Foto: reprodução/Facebook)

Boato – Foto mostra uma homenagem da França para a Argentina. Após a final da Copa do Mundo, a Torre Eiffel, em Paris, foi iluminada com as cores da Argentina.

A Copa do Mundo terminou e muitas pessoas ainda estão vivendo um período de abstinência pós-maratona de jogos. Tanto que o debate público está suscitando fake news sobre o Mundial.

A última das histórias aponta que a França, mesmo derrotada na final, resolveu fazer uma homenagem à Argentina. Imagens da Torre Eiffel iluminada com as cores da Argentina, com direito ao “Sol de Mayo” na base da torre se espalharam em perfis de redes sociais. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Não é só futebol… Reconhecer e respeitar publicamente a vitória do adversário, no jogo que acatou jogar com as regras que aceitou cumprir, tem de ser princípio. Parabéns aos franceses! Imagem: Torre Eiffel “vestida” com as cores da campeã Argentina. (Montagem reproduzida da internet)

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 2: Que coisa mais linda!!! Parabéns para os franceses!!! Linda a atitude de reconhecimento! Linda a homenagem! Linda a Torre Eiffel com as cores da Argentina ! Versão 3: Uma homenagem dos franceses à vitória da Argentina

Versão 4: Sobre o “Tri” da Argentina: Assistimos um mega jogo com dois mega TIMES! Saber perder faz parte dos grandes VITORIOSOS! Saber jogar é um dom a partilhar e não um TOM PARA IMPOR! França linda! Argentina forte! Um FINAL DIGNO E FELIZ ( imagem Torre Eiffel 18/12/2022)

Torre Eiffel fica iluminada com as cores da Argentina após a final da Copa do Mundo?

Vimos muitos perfis em espanhol circulando a informação na internet. Vimos, também, algumas pessoas no Brasil compartilhando a imagem sobre a Torre Eiffel. Porém, a informação sobre a “homenagem da França para a Argentina” é falsa.

A mensagem, o histórico e uma busca sobre o assunto já matam a charada sobre o caso. Os textos que circulam online têm características de fake news como o tom alarmista, os erros de ortografia e a falta de citação de fontes confiáveis.

Além disso, fake news sobre “homenagens” da Torre Eiffel são recorrentes. Já desmentimos, por exemplo, para homenagens à vitória de Lula nas eleições, às vítimas da Covid-19, à tragédia de Mariana, à Chapecoense e à soltura de Lula em 2019.

Ao buscar pelo assunto, nada encontramos sobre “homenagem” da França à vitória da Argentina na Copa do Mundo. Na realidade, às últimas publicações da atração turística apontam para as férias e não há qualquer menção à Copa do Mundo.

Ao olhar com mais atenção a imagem, descobrimos que não passa de uma montagem. A Torre Eiffel foi “pintada” com as cores da Argentina e o Sol de Maio foi, simplesmente, colado.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a França resolveu iluminar a Torre Eiffel com as cores da Argentina para homenagear o título da Copa do Mundo. A foto é uma montagem e o não há qualquer registro de tal “homenagem”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso