Torre Eiffel fica verde em homenagem à Chapecoense #boato

Boato – Torre Eiffel, cartão-postal de Paris, ficou verde para homenagear a equipe da Chapecoense após desastre aéreo.

Apesar de a vida no Brasil ter continuado (acontecimentos no Congresso que o digam), as marcas do acidente que vitimou quase toda equipe da Chapecoense no dia 29 de novembro ainda estão presentes. Tanto que este é o assunto mais comentado no país.

Torre Eiffel ficou verde em homenagem à Chapecoense, diz boato
Torre Eiffel ficou verde em homenagem à Chapecoense, diz boato

A repercussão da tragédia foi tão grande que as homenagens ao redor do mundo não foram poucas. Minutos de silêncio em treino de equipes, luto oficial e monumentos que “ficaram verdes”. Em meio a todas essas homenagens, nem todas são verdadeiras.

Uma das imagens que mais têm circulado online dá conta que a Torre Eiffel, um dos cartões-postais mais famosos do mundo, ficou verde em homenagem à Chapecoense. A história saiu dos perfis do Twitter e saltou para páginas de alguns portais de notícias no exterior e no Brasil. Leia uma dessas matérias:

Cristo, Torre Eiffel… monumentos mundiais se pintam de verde pela Chape

As homenagens para a Chapecoense seguem em vários cantos do mundo.

No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor ficou nas cores do clube. Através das redes sociais, internautas aplaudiram a ideia e seguiram com as homenagens. Torre Eiffel, Palácio do Planalto e outros monumentos fizeram o mesmo

Torre Eiffel ficou verde em homenagem à Chapecoense?

Confira também: é falso que Grêmio anunciou que Lucas Leiva teve problema cardíaco por causa de vacina

Cristo Redentor ficou verde? Ok. Palácio do Planalto ficou verde? Ok. Torre Eiffel ficou verde? Não. Na verdade, o que aconteceu foi uma “brincadeirinha” em que muitos internautas caíram. Vamos aos fatos.

Essa não é a primeira vez que surgem boatos sobre as cores do monumento. Após o desastre de Mariana, também começou a circular uma imagem que seria do monumento em verde e amarelo. Na realidade, era uma imagem antiga. O que aconteceu nesta ocasião foi a mesma coisa.

Achamos uma coisa estranha no meio de toda essa história: nenhum jornal da França ou mesmo os canais oficiais da Torre Eiffel falaram sobre o assunto. Após cavocar muito, descobrimos esse álbum de fotos da Reuters com imagens do local no dia 29/11. Como é possível ver, ela não estava verde.

Procurando mais um pouco, chegamos à seguinte imagem (que está logo abaixo). Compare as luzes na imagem e abstraia apenas a “bolinha” do meio da torre (que foi retirada por Photoshop). Temos a mesma imagem:

Por sinal, a imagem foi tirada durante a Euro 2016, em julho deste ano por um fotógrafo da Getty Images. Neste dia, a Torre Eiffel ficou com as cores do País de Gales. A homenagem foi após a vitória do time contra a Bélgica.

Resumindo: aconteceram muitas homenagens à equipe da Chapecoense ao redor do mundo. O fato da Torre Eiffel ter ficado verde não foi uma delas. Muitos caíram na brincadeirinha.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe o nosso link