Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Fast-Checking > Fake news: Torre Eiffel é iluminada de verde e amarelo em homenagem às eleições do Brasil

Fake news: Torre Eiffel é iluminada de verde e amarelo em homenagem às eleições do Brasil

Boato – Depois da vitória de Lula nas eleições e manifestações em apoio a Bolsonaro, a torre Eiffel foi iluminada de verdade e amarelo. 

Texto da fake news

Versão 1: Vocês viram o apoio que Lula tem de países de primeiro mundo! Até a França iluminou a torre Eiffel hj de verde e amarelo, simbolizando o novo momento do Brasil com a proteção da Amazônia. Se o exército aderir a um golpe, as forças desses países caem p cima deles! Versão 2: Linda a Torre Eiffel em verde e amarelo. E aqui essa bagunça.

Veredicto

Informação falsa. A imagem da Torre Eiffel de verde e amarelo não tem relação com o Brasil e também não é de 2022. 

Motivo

Na realidade, a imagem é de 2007. Na época, a torre foi iluminada por conta da final do Campeonato Mundial de Rugby e o país homenageado é a África do Sul. Em 2022, não houve qualquer iluminação do tipo após as eleições do Brasil. A mesma imagem já foi utilizada em outros fakes desmentidos pelo Boatos.org. 

Link de referência

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Getty Images: English Fans Descend On Paris For The Rugby World Cup Final

Boatos.org: Torre Eiffel fica verde e amarela por tragédia em Mariana (MG) #boato

Boatos.org: Torre Eiffel e Empire State ficam em verde a amarelo em homenagem a Bolsonaro #boato

PS: A categoria Fast-Checking é uma nova experiência de checagem rápida do Boatos.org para conseguirmos responder a todas demandas que recebemos. Se a experiência for bem sucedida, ampliaremos o número de desmentimos no site.