Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Torre Eiffel, iluminada pela empresa Ximénez, faz homenagem a vítimas da Covid-19 #boato

Torre Eiffel, iluminada pela empresa Ximénez, faz homenagem a vítimas da Covid-19 #boato

Torre Eiffel, iluminada pela empresa Ximénez, faz homenagem a vítimas da Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Empresa Ximénez, de Puente Canil, ilumina Torre Eiffel em homenagem às vítimas da Covid-19, aponta vídeo. 

Prestes a completar um ano após o primeiro óbito por Covid-19, em 11 de janeiro de 2020, e 9 meses depois da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar que se tratava de uma pandemia, em 11 de março, o mundo se despede do ano de 2020 de luto pelas milhares de vidas perdidas para o coronavírus.

Em meio às lembranças e homenagens às vítimas, um vídeo que circula pelo Facebook e WhatsApp chama atenção. O vídeo, de aproximadamente um minuto, mostra uma multidão assistindo uma apresentação na Torre Eiffel iluminada. Enquanto a ópera de se apresenta, um sequência especial de luzes passam pelo monumento. O texto afirma que a Torre Eiffel, localizada em Paris, na França, foi iluminada pela empresa Ximénez em homenagem às vítimas de Covid-19. Assista o vídeo e leia o que diz a publicação:

Confira o desmentido em vídeo:

A Tour Eiffel, iluminada este ano pela empresa Ximénez, de Puente Genil. É a reabertura da iluminação da Torre Eiffel com uma homenagem que a França oferece às vítimas da Covid-19. Em um dado momento cai da Torre uma lágrima… O primeiro som do vídeo é o som dos respiradores conectados. É uma sucessão de símbolos. O que vemos são imagens dos monitores de oxigênio e som respectivo. As sirenes e as lágrimas são em homenagem aos falecidos acometidos pelo Covid-19. O relógio representa o tempo, o elemento mais valioso que temos. Finalmente, as luzes que se elevam representam as almas das vítimas que subiram ao céu! A trilha sonora é maravilhosa.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Torre Eiffel, iluminada pela empresa Ximénez, faz homenagem a vítimas da Covid-19?

Com tanta comoção, o que não faltou foi gente compartilhando o vídeo aos quatros cantos da internet, mas o que quem compartilhou não sabia é que a história não passada de #boato.

A mensagem já nos deixa desconfiados por tem diversas características de fake news. É vaga, alarmista e não cita datas e fontes confiáveis. Outro ponto que nos deixam desconfiados está no histórico de mensagem sobre o assunto. Por aqui, no Boatos.org, já apareceram diversos vídeos e imagens relacionados à Covid-19 que foram retirados de contexto como na história da Revista Veja, TV italiana RAI de 2015 e falso paciente de Covid-19.

Se você é leitor assíduo do Boatos.org, deve ter ficado com uma sensação de “já vi isso em algum lugar”, você não está errado. Em junho de 2020, o Boatos.org desmentiu uma história semelhante. Na época, o texto apontava que a Torre Eiffel havia retomado as atividades no país com uma homenagem às vítimas da Covid-19. A prova estaria em um vídeo de uma apresentação acompanhada por uma multidão, onde era exibida uma mensagem com os dizeres “a toutes les victimes” (a todas as vítimas).

Note que as principais diferenças entre elas estão, basicamente, na descrição e no crédito. Mas, ainda assim, são falsas pelos mesmos motivos. Isso porque, embora haja diferença na descrição, o vídeo utilizado é o mesmo. Na realidade, o vídeo é de um espetáculo, realizado em maio de 2019, durante a celebração de 130 anos do monumento e a homenagem às vítimas foram para as vítimas de feminicídio, como mostra essa matéria. Por sinal, o trecho do vídeo compartilhado no boato, pode ser visto no minuto 3:35 do vídeo original, que segue abaixo.

Ah mas será mesmo que a Ximénez não homenageou as vítimas na Torre Eiffel? Não, pelo menos, não até o momento. A resposta está na própria conta do Instagram da empresa que não há nenhum registro ou indício de que esteja responsável pela iluminação da Torre Eiffel. A última publicação da instituição mostra a iluminação de Natal de Ourense, na Espanha.

Sendo assim, podemos concluir que a Torre Eiffel não foi iluminada pela empresa Ximénez em homenagem a vítimas da Covid-19 e tampouco está iluminada em homenagem às vítimas da pandemia. Ou seja, tudo boato e invenção das mentes brilhantes da internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK