Pelé era nazista e jogou pela seleção da Alemanha de Hitler #boato

Boato – Pelé já declarou que foi uma honra jogar as Olímpiadas de 1936 pela Alemanha nazista e disse ser um admirador de Adolf Hitler.

Pelo que estamos vendo, o que não tem faltado na internet são informações falsas no “pós-morte” de Pelé. A última das histórias que está circulando na internet é uma suposta citação de uma declaração polêmica do rei do futebol.

Uma imagem de Pelé em um campo de futebol com símbolos nazistas está circulando na internet junto com mensagens que apontam que ele era simpatizante do regime de Adolf Hitler e se sentiu honrado por jogar as Olimpíadas de 1936 pela Alemanha. Leia a mensagem que circula online:

Confira também: Janja tirou foto com traficante? Saiba a verdade aqui!

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

“Quando joguei pela seleção Alemã nas Olimpíadas de 36 em Munich eu não tinha ideia do que era o nazismo. Mesmo assim desta época só me restam boas lembranças. Hitler que todos demonizam pra mim foi um ótimo amigo e conselheiro, quando me lesionei ele foi me visitar e conversou comigo por mais de 40 minutos. Infelizmente não pude compreender nada, pois não falo alemão. A vida é isso aí, o que fica são as boas lembranças, as mágoas a gente deixa pra trás. Gostaria de dizer por uma última vez ‘Hi, Hitler’.” – Pelé.

Pelé era nazista e jogou pela seleção da Alemanha de Hitler?

Por mais prosaica que seja a mensagem, o que não faltou foi compartilhamento em relação à história em questão. Porém, a tal citação à fala de Pelé sobre o Nazismo, Alemanha e Hitler é falsa.

Não é de hoje que citações falsas polêmicas circulam na internet. Neste ano, desmentimos frases falsamente atribuídas a Messi, Gabriel Boric e ao papa Francisco (só para citar alguns exemplos).

Ao analisar a mensagem, já encontramos alguns furos que inviabilizam a história. Além das características de fake news (como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprove a informação), há furos históricos. Um deles é o fato da declaração ser sobre um evento de 1936 e Pelé ter nascido em 1940.

A foto, na realidade, foi tirada durante as gravações do filme “Fuga para a Vitória”, gravado em 1982. A película teve Pelé contracenando com Sylvester Stallone e mostrava uma partida de futebol entre prisioneiros (time no qual Pelé fazia parte) e nazistas.

Vale apontar, só para constar, que, obviamente, Pelé nunca fez qualquer menção positiva ao Nazismo durante a sua vida. Ao contrário: foi justamente o filme que se tornou mais uma propaganda contra o regime.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Pelé era nazista e deu uma declaração positiva sobre o regime da Alemanha liderada por Hitler. A história não passa de uma fake news (um tanto quanto idiota) sobre Edson Arantes do Nascimento.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet