Pelé era maçom (membro da maçonaria), mostram fotos #boato

Boato – Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé, era maçom. Fotos mostram que ele era membro da maçonaria.

A morte de Edson Arantes do Nascimento tem causado comoção mundial nesta última semana de 2022. O fato de ele já estar com o estado de saúde debilitado (o que gerou algumas fake news sobre a sua morte desde o início de dezembro) não fez com que a notícia da partida fosse amenizada.

Passado um dia da morte de Pelé, uma outra história está circulando por meio de supostas imagens: a de que Pelé era membro da maçonaria. A prova de que ele seria maçom está em uma foto em que Pelé beija a taça Jules Rimet (da Copa do Mundo) usando um broche da maçonaria.

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Outra imagem seria de Pelé em uma cerimônia usando trajes da maçonaria durante um suposto encontro. Junto a essa imagem, há descrição de quais seriam as casas que ele era membro. Lembra algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Caralho o pelé – maior maçom de todos os tempos – se foi :( #RIPPELE Versão 2: Nossa homenagem ao Mui Excelente Irmão, e Past Sumo-Sacerdote Edson Arantes do Nascimento, membro do Capítulo Tonawanda Keystone de Maçons do Real Arco. Que o Todo-Poderoso o receba em Seus braços.

Pelé era maçom (membro da maçonaria)?

Não demorou para a tese se espalhar na internet. Porém, a informação que aponta que Pelé era da maçonaria não procede. Além disso, as imagens em questão não passam de montagens.

As mensagens, o histórico e uma busca por fontes confiáveis já nos deixam desconfiados da veracidade da informação. As mensagens que circulam online têm características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem a informação.

Além disso, não é de hoje que, por motivos diversos, há mensagens que apontam que Kobe Bryant, Aécio Neves, Bolsonaro e Silas Malafaia são (ou eram) maçons. Ou seja: o histórico é vasto.

Ao buscar pela informação que liga Pelé à maçonaria, nada encontramos em fontes confiáveis. Na realidade, só achamos a tal tese em mensagens soltas em redes sociais (nenhuma, de fato, ligada a Pelé).

Com isso, resolvemos buscar pelas fotos. Foi aí que detonamos o fake. A foto de Pelé com a Jules Rimet é uma montagem. Na imagem original não há qualquer broche da maçonaria (como é possível ver aqui).

A outra foto também é uma montagem. A pessoa que está na loja maçônica em questão não é Pelé. A pessoa da imagem se chama Bennie Smith e a foto foi feita em uma loja maçônica na cidade de Jacksonville (Estados Unidos).

Resumindo: além de ser falsa a informação que aponta que Pelé era da maçonaria, as imagens que estão circulando na internet não passam de montagens que tenta incutir a Edson Arantes do Nascimento o título de maçom.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet