Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Ítalo Ferreira disse “meu maior prêmio seria ver o Lula na cadeia” ao New York Times #boato

Ítalo Ferreira disse “meu maior prêmio seria ver o Lula na cadeia” ao New York Times #boato

Ítalo Ferreira disse “meu maior prêmio seria ver o Lula na cadeia” ao New York Times, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após ganhar a medalha de ouro no surfe, Ítalo Ferreira disse, em entrevista ao The New York Times, “fico feliz pela medalha mais fico triste pela corrupção em nosso país. Meu maior prêmio seria ver o Lula na cadeia”.

O primeiro ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio veio em grande estilo. No surfe, esporte estreante em Olimpíadas, Ítalo Ferreira ficou em primeiro lugar e fez brasileiros “madrugadores” felizes. E, de acordo com uma mensagem que circula online, ele teria dado uma declaração “daquelas” sobre política.

Ítalo Ferreira teria falado, em entrevista ao The New York Times, que teria ficado feliz com a medalha de ouro, mas que o “maior prêmio” dele seria ver “Lula na cadeia. A declaração apareceu por meio de uma imagem com o surfista brasileiro com o seguinte teor: “”Fico feliz pela medalha mais fico triste pela corrupção em nosso país. Meu maior prêmio seria ver o Lula na cadeia” Italo Ferreira para o jornal New York Times”.

A mensagem circulou junto com mensagens como essa: “Passo a admirar ainda mais esse patriota e vencedor, Ítalo Ferreira, que entende a necessidade de isolar essa corja corruPTa que colocou nosso País, na liderança da corrupção no Mundo! REAGE BRASIL!”.

Ítalo Ferreira disse “meu maior prêmio seria ver o Lula na cadeia” ao New York Times?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A imagem se espalhou em muitos grupos bolsonaristas e antipetistas. Porém, não é verdade que Ítalo Ferreira tenha dado qualquer declaração sobre corrupção no Brasil ou ver “Lula na cadeia” ao The New York Times.

É importante citar que não é de hoje que mensagens sobre manifestações “indignadas contra corrupção” (no melhor estilo 2013-2020) são atribuídas a pessoas famosas. Já vimos boatos de declarações atribuídas a Zagallo (aqui e aqui), Miguel Falabella, Andre Rieu, Nelson Freitas e outros.

Assim como nos outros casos, não houve qualquer declaração de Ítalo Ferreira sobre corrupção no Brasil ou Lula. Ao buscar sobre conteúdos relacionados ao surfista brasileiro no The New York Times, não achamos nada sobre a tal declaração. O único conteúdo que tem sobre ele é sobre os resultados no surfe nas Olimpíadas.

Também não encontramos nada sobre a tal declaração em outras fontes confiáveis. Não encontramos nenhuma declaração pública de Ítalo Ferreira sobre Lula. Sobre corrupção, há a seguinte frase, publicada no Twitter em janeiro deste ano: “Corrupção nos estados, mata mais que qualquer vírus. Triste realidade”. O único lugar que tem a tal informação sobre “Lula na cadeia” são as redes sociais bolsonaristas. Ou seja: esse é mais um caso em que a história brotou do nada.

Resumindo: a história que aponta que Ítalo Ferreira disse, em entrevista ao The New York Times, que gostaria de ver Lula na cadeia é falsa. Assim como em tantos outros casos, trata-se de uma informação falsa que brotou em redes sociais e enganou muita gente por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso