Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Zagallo diz que PT tirou brilho da Copa e que Brasil está vermelho de vergonha #boato

Zagallo diz que PT tirou brilho da Copa e que Brasil está vermelho de vergonha #boato

Boato – Ex-jogador e ex-técnico da seleção Mario Jorge Lobo Zagallo afirmou que o PT é culpado pelo brasileiro ter perdido a empolgação com a Copa e que o Brasil está vermelho de vergonha por causa da corrupção.

Em meio a disputas políticas, o que não falta é boato sobre manifestações de pessoas famosas a favor ou contra políticos e partidos. Já passaram por aqui informações falsas sobre posicionamento político atribuídas a atores, cantores, religiosos etc. Em tempos de Copa, é claro que surgiria uma informação sobre esportistas se posicionando politicamente.

A mais nova informação dessas declarações “bombásticas” que circula na internet dá conta de que o ex-jogador e ex-técnico da seleção Mario Jorge Lobo Zagallo afirmou que o PT é o culpado pelo brasileiro ter perdido o gosto pela Copa do Mundo. De acordo com Zagallo, o Brasil está vermelho de vergonha. Leia o texto que circula online:

As bandeiras não tremulam, apitos, camisetas estão encalhadas nas lojas. O Brasil está vermelho. Vermelho de vergonha. Vermelho de tanta corrupção. Vermelho de ver tanta maracutaia, tanta cara de pau dos nossos governantes. Estamos vermelhos vendo grande parte de nossos políticos e poderes sendo calados e comprados pela corrupção. O PT conseguiu tirar o brilho até do que o brasileiro mais gosta. É o vermelho tingindo de corrupção, Nosso verde e Amarelo…! Mario Lobo Zagallo

Zagallo disse que o PT tirou brilho da Copa e que Brasil está vermelho de vergonha?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A tal mensagem, principalmente em uma versão em que aparece a imagem de Zagallo e o texto, viralizou na internet. Mas será mesmo que o campeão em 1958, 1962, 1970 e 1994 disse isso? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Ao nos deparar com a fala (forte, não?), ficamos curiosos para saber em que contexto Zagallo teria dado a declaração. Mesmo sem informações complementares, pressupomos que a fala (se fosse real) seria recente, no contexto do mundial de 2018.

Com base nisso, procuramos tudo que Zagallo disse publicamente (eventos, entrevistas etc) em 2018. Ele apareceu publicamente em uma entrevista recente para a Globo (em que falou da história das Copas e elogiou Tite), visitou jogadores do Brasil em maio e falou para a Record em fevereiro. Em nenhuma das situações ele deu a tal declaração.

Ao procurar mais um pouco, chegamos (olha só) em um texto do Boatos.org de 2014. Na época, o boato era atribuído a uma entrevista a um jornal do Rio de Janeiro e o filho do técnico declarou que a informação era falsa. “Meu pai nunca se envolveu com política, não seria agora, aos 82 anos de idade. Tempos atrás já até recusou dinheiro para participar de partido político. Gostaria de saber o motivo pelo qual inventaram isso?”, disse.

Resumindo: a história que aponta que Zagallo afirmou que o PT fez o brasileiro perder o gosto pela Copa do Mundo e que o Brasil está vermelho de vergonha não só é falsa como também é um boato já desmentido em 2014 por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.