Emir do Catar fala sobre eleições e manifestações no Brasil em discurso de abertura da Copa #boato

Boato – Durante discurso na abertura da Copa do Mundo, o emir do Catar enviou um recado aos “patriotas do Brasil”. Ele disse que as eleições foram fraudadas e que as manifestações em quartéis.

Agora há pouco, o Boatos.org desmentiu uma fake news que apontava que torcedores gritaram “Lula ladrão” durante a abertura da Copa. Não demorou muito para outra história sobre o primeiro dia do Mundial do Catar circular na internet.

Um vídeo do discurso do emir do Catar Tamim bin Hamad bin Khalifa Al Thani começou a circular na internet com uma legenda de apoio a manifestações contra o resultado das eleições e apontando que houve fraude no Brasil.

“Vejam o que foi dito na abertura do Catar, sobre as Manifestações no Brasil ! Estamos no caminho certo Patriotas!” e “Vejam o que disse o representante do Catar sobre as manifestações no Brasil”, dizem duas mensagens que circulam online. Leia o conteúdo da suposta legenda:

QUERO CUMPRIMENTAR TODOS OS PRESENTES, CIDADÃOS DO CATAR, CIDADÃOS DO MUNDO TODO, QUERO CUMPRIMENTAR AS DELEGAÇÃO DO MUNDO TODO QUE IRÃO PARTICIPAR DESSA 22a° EDIÇÃO DA COPA DO MUNDO EM NOSSO PAÍS. TENHO UMA COISA MUITO IMPORTANTE A REVELAR. UMA COISA MUITO GRAVE. NO BRASIL ESTA ACONTECENDO UMA COISA MUITO GRAVE E TODOS PRECISAM SABER.

OUÇAM AS ELEIÇÕES FORAM ROUBADAS E COMO CONSEQUÊNCIA QUEREMOS PRESTAR NOSSAS SOLIDARIEDADE, AO POVO HONESTO E TRABALHADOR, QUE ESTÃO NAS RUAS PROTESTADO

OS PATRIOTAS, QUEREMOS INCENTIVÁ-LOS A NÃO DESISTIR A LUTAREM PELOS SEUS IDEAIS, SEREM FORTES E RESISTENTES, NÃO ACEITEM SEREM ENGANADOS E NÃO PERMITA QUE A ESQUERDA TOMEM O PODER, DE FORMAS FRAUDULENTA  COM ELEIÇÕES ROUBADAS,

 NÃO PERMITA QUE UM LADRÃO CONDENADO CORRUPTO SEM VERGONHA CHEGA NOVAMENTE A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA PRA TERMINAR “UM CONSELHO  AOS PATRIOTAS BRASILEIROS”  “LUTEM. BRAVAMENTE E VENCERAM O MAL, RESISTAM O MAL E ESSA ESQUERDA MALDITA , LOGO A PAZ VOLTARÁ A REINAR NO SEU PAÍS”, BOA SORTE AO POVO BRASILEIROS

Emir do Catar falou sobre eleições e manifestações no Brasil em discurso de abertura da Copa?

A história se espalhou com muita força na internet. Porém, não é verdade que a fala do emir do Catar teve relação com as manifestações do Brasil ou mesmo o resultado das eleições do Brasil.

Não é a primeira vez que fake news sobre traduções absurdas circulam na internet. Há algum tempo, por exemplo, de um membro do parlamento europeu ou de um coral de crianças da Ucrânia. Assim como nos outros casos, a fala do emir do Catar nada tem a ver com o que aponta a mensagem.

Para chegar à realidade, resolvemos buscar por mais detalhes sobre a fala de Tamim bin Hamad bin Khalifa Al Thani na abertura da Copa e não demorou muito para descobrirmos que a fala nada tem a ver o Brasil (aliás, seria uma insanidade alguém fazer um discurso golpista como este).

Na realidade, a fala do emir do Catar foi mais de agradecimento pelo país sediar a Copa e dando boas-vindas às pessoas que estão assistindo ao evento no país. Veja a tradução correta:

Em nome de Deus, o clemente, o misericordioso, e do Qatar, este país árabe, recebemos a todos de braços abertos na Copa do Mundo Fifa Qatar 2022. Nós trabalhamos e fizemos todos esforços para garantir o sucesso desta edição da Copa. Nós investimos para o bem de toda a humanidade.

Finalmente chegamos ao grande dia, o dia da abertura, um dia esperado por muita gente. E durante 28 dias, o mundo todo vai acompanhar essa festa do futebol internacional, nesse espaço de diálogo e civilização. As pessoas, por mais que sejam diferentes, nacionalidades diferentes, culturas diferentes, orientações diferentes, vão se reunir aqui no Qatar, e todos os continentes vão se reunir no nosso país

Que beleza juntar essas diferenças todas, essa diversidade toda para reunir todo mundo aqui. Desejo a todas as seleções muito sucesso e espírito esportivo elevado. Para todos vocês, meus desejos de felicidade, e que aproveitem essa Copa. Sejam bem-vindos a Doha.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o emir do Catar falou uma mensagem sobre manifestações e eleições do Brasil durante abertura da Copa do Mundo. A tradução do conteúdo foi feita de forma errada e a história não passa de um boato.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet