Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Hans-Rudolf Merz dá risada de Gleisi, Lula e PT no Parlamento Europeu #boato

Hans-Rudolf Merz dá risada de Gleisi, Lula e PT no Parlamento Europeu #boato

Boato – Gleisi pediu uma homenagem a Lula no Parlamento Europeu. Em resposta, Hans-Rudolf Merz deu risada do pedido e do Brasil. Vídeo mostra tudo.

As eleições passaram, Bolsonaro ganhou, mas parece que muita gente ainda não se esqueceu de Lula. A prova disso é que estamos aqui para falar de mais um vídeo “bombástico” que circula na internet contra o ex-presidente.

A filmagem “da vez” mostra o que seria o depoimento de Hans-Rudolf Merz, membro do Parlamento Europeu, após suposto pedido da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, para que fosse feita uma homenagem a Lula. Na filmagem, ele teria falado que tem pena do Brasil e dá muitas risadas. Leia mensagem que acompanha o vídeo, assista à filmagem e leia a transcrição da suposta tradução:

SOMOS PIADA INTERNACIONAL !!! A PRESIDENTE DO PT GLEISE HOFFMAN FEZ UM PEDIDO AO PARLAMENTO EUROPEU QUE HOMENAGEASSE O EX PRESIDENTE LULA… OLHA SÓ O QUE UM DOS PARLAMENTARES FALOU E O PARLAMENTO VEIO A BAI

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Hans-Rudolf Merz: Em recente anúncio a este parlamento, a senadora do PT Gleise hoffmann disse. que Lula o ex presidente do Brasil, é o cara mais honesto do mundo. Honestíssimo. Honesto, respeitado e que é um exemplo a ser seguido por todos os políticos europeus porque tirou milhos de brasileiros, da mais completa miséria, de carater elevado e nós devemos homenagea-lo. Que p… de piada é essa? Isso só pode ser sacanagem dela. Sinto pena do povo brasileiro, que ainda acredita nesse tipo de pessoa e votam sem pensar na m… que fazem

Hans-Rudolf Merz dá risada de Gleisi, Lula e PT no Parlamento Europeu?

Muita gente saiu compartilhando o tal vídeo e, assim como Hans-Rudolf Merz, dando risada de Gleisi, Lula e PT. Mas será mesmo que o tal vídeo é de alguém no Parlamento Europeu falando de Lula e do Brasil? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Antes de entrar no caso em si, precisamos apontar alguns detalhes do conteúdo. A mensagem é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Ao olhar a legenda do vídeo, percebemos que a ortografia utilizada é mais sofrível ainda.

Nem precisávamos desta análise para perceber que o vídeo não fala de Lula. Isso porque em 2014 a mesma filmagem foi utilizada com uma legenda diferente. Na ocasião, as críticas seriam para Dilma e a Copa do Mundo.

Mais uma busca e descobrimos que, o vídeo, na realidade, nada tem a ver com o Brasil e nem foi gravado no Parlamento Europeu. O ataque de riso de Hans-Rudolf Merz aconteceu em 2010. De acordo com essa notícia, o assunto tratado era “importação de carnes” e o motivo da risada seria o jargão empregado na pergunta (esse humor suíço deve ser bem peculiar).

Resumindo: a história que aponta que Hans-Rudolf Merz riu no Parlamento Europeu de Lula e Gleisi e falou do Brasil é falsa. O vídeo é antigo, nada tem a ver com o nosso país ou com o PT e sequer foi gravado no Parlamento Europeu.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.