Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Texto que fala sobre “jogador irregular do Bahia” não passa de uma pegadinha em redes sociais

Texto que fala sobre “jogador irregular do Bahia” não passa de uma pegadinha em redes sociais

Bahia escalou jogador irregular no Brasileirão e será rebaixado, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A CBF apura a escalação de um jogador do Bahia irregular que pode acarretar na perda de seis pontos e rebaixamento no Brasileirão.

Análise

Parece que apenas após uma semana do fim do Campeonato Brasileiro é que alguns torcedores estão “caindo na real” sobre o que aconteceu. Um dos motivos para esta nossa impressão é que só agora que fake news sobre a competição estão aparecendo na web.

Mais cedo, o Boatos.org desmentiu uma história falsa que aponta que o Vasco poderia ser rebaixado. Agora, uma história similar circula citando outro time que se livrou na última rodada: o Bahia.

De acordo com uma mensagem que está circulando na internet, a CBF estaria investigando a escalação de um jogador irregular do Bahia. Isso poderia resultar na perda de seis pontos e, consequentemente, no rebaixamento do time (salvando o Santos). A mensagem está circulando junto com um link do portal g1, da Globo, e de um arquivo de imagem. Leia:

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

*CBF apura caso de jogador irregular do Bahia, que se for comprovado, fará com que o time perca seis pontos, provocando uma modificação na tabela do Brasileirão 2023.* g1.globo.com encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:A

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que a CBF está apurando a escalação de um jogador irregular do Bahia? 2) O Bahia tem chance de ser rebaixado no Brasileirão por causa da escalação de um jogador irregular? 3) Em que consiste a mensagem com o link do g1 e da imagem em questão?

É verdade que a CBF está apurando a escalação de um jogador irregular do Bahia?

Não é verdade. Uma busca por fontes confiáveis mostra que não há qualquer indício de que a Confederação Brasileira de Futebol esteja fazendo qualquer apuração sobre uma escalação irregular do Bahia no Brasileirão. Ou seja: a história circulou só em perfis aleatórios na internet.

O Bahia tem chance de ser rebaixado no Brasileirão por causa da escalação de um jogador irregular?

Não há. Além de tudo que falamos antes (não constar em nenhuma fonte confiável e só estar sendo compartilhada em perfis aleatórios, o histórico recente de fake news (como a que citava o Vasco) e a característica da mensagem derrubam a tese.

Em que consiste a mensagem com o link do g1 e da imagem em questão?

Se você não sabe, há motivos para o link do g1 e da imagem estarem na publicação em questão. O link do g1 serve apenas para que seja gerado um tumbnail de um site confiável. Já a imagem não passa de uma foto do Tiririca com a legenda “é mentira, abestado”.

Vale apontar que não é a primeira vez que mensagens com a “pegadinha do Tiririca” circulam na internet. Só falando em esporte, já teve fake citando o Bayern de Munique, Chelsea, Palmeiras, PSG, Flamengo e outros.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o Bahia esteja sendo investigado pela CBF por conta da escalação de algum jogador irregular. Trata-se de mais uma notícia falsa que está circulando no contexto do final do Campeonato Brasileiro e está dando falsas esperanças para torcedores do Santos.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)