Sete jogadores do Bayern (incluindo Lewandowski) testaram positivo para a Covid-19 #boato

Boato – Sete jogadores do Bayern de Munique, incluindo Robert Lewandowski, testaram positivo para a Covid-19 e não disputam o Mundial de Clubes.

Há um dia, o Boatos.org desmentiu uma história falsa que apontava que o Bayern de Munique havia desistido de participar do Mundial de Clubes da Fifa. No final, era apenas uma “pegadinha do Tiririca”. Hoje, outra história sobre o clube alemão.

Desta vez, a história que circula por aí aponta que sete jogadores do Bayern testaram positivo para a Covid-19. Um deles seria Robert Lewandowski e todos desfalcariam o time no Mundial de Clubes (e abririam caminho para o Palmeiras ganhar o primeiro mundial). Leia a mensagem que circula online:

Sete jogadores do Bayern testam positivo para covid e não disputam o mundial. Lewandowski é um deles. https://g1.globo.com https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTu8G-W0iEFB7QbWgrqjsTtmofCMcY9Gp1MrRrI5XQ3LDeqGmG-cmSGKTqF

Sete jogadores do Bayern (incluindo Lewandowski) testaram positivo para a Covid-19?

Muitos perfis em redes sociais espalharam a tal informação. Só que, assim como no caso da “desistência” do Bayern por causa da Covid19, trata-se de uma fake news com o mesmo roteiro. Como o desmentido de ontem vale para hoje, relembre o que escrevemos:

Na realidade, o texto é parte de um tipo de boato recorrente no Boatos.org: o da “pegadinha do Tiririca”. A mensagem é sempre formada por uma informação bombástica, um link de um portal de notícias (para que se gere o tumbnail) e um link de uma imagem do deputado federal Tiririca com a legenda “é mentira abestado”. Temos até um vídeo falando sobre esse tipo de fake:

Essa pegadinha já foi utilizada em pautas de política, cotidiano e, claro, esportivas. Um texto com a mesma imagem já circulou, por exemplo, no Mundial de Clubes de 2019 (quando o Liverpool derrotou o Flamengo).

Só por desencargo, resolvemos buscar por notícias que falem da desistência do Bayern do Mundial de Clubes por causa da Covid-19. Como era de se imaginar, nada encontramos a respeito. Apesar de ter dois jogadores que se infectaram recentemente (e já se recuperaram), o time vai viajar para o Catar sem desfalques.

Resumindo: assim como a história que aponta que o Bayern desistiu do Mundial de Clubes é falsa, também é falsa a informação que aponta que sete jogadores do time testaram positivo para a Covid-19. Como diria o poeta, é mentira, abestado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet