Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Azul personalizou um avião com as cores do Flamengo para fazer transportes aéreos #boato

Azul personalizou um avião com as cores do Flamengo para fazer transportes aéreos #boato

Azul personalizou um avião com as cores do Flamengo para fazer transportes aéreos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois de fechar um contrato com o Flamengo, a empresa aérea Azul pintou um avião com as cores do time para fazer transportes aéreos personalizados.

Com o Campeonato Brasileiro prestes a começar (no meio do “novo normal” da pandemia), informações falsas sobre os times também estão começando a circular por aí. Em meio a provocações, a primeira história que está circulando por aí cita o Flamengo.

Após a notícia (real) de que o time fechou um acordo com a Azul para fretar voos da equipe no Campeonato Brasileiro, começou a circular na internet a informação de que a empresa aérea teria “se empolgado” e personalizado um avião com as cores do time. Leia a mensagem que está circulando online (principalmente pelo WhatsApp e páginas do Facebook e Instagram):

empresa #AZUL fecha com o FLAMENGO, pra fazer os transportes aéreos e personalizou um avião só pro time do #FLAMENGO..#REALMENTE #ESTAMOS #EM #OUTRO #PATAMAR

Azul personalizou um avião com as cores do Flamengo para fazer transportes aéreos?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Muitos rubro-negros saíram compartilhando a mensagem por aí, empolgados com a informação e com a imagem que está circulando por aí. Mas será mesmo que a Azul personalizou o tal avião com as cores e distintivo do Flamengo? Não, não personalizou.

A mensagem, por si só, já nos causa desconfianças. Isso porque ela tem algumas das principais características de mensagens online como ser vaga, alarmista, com erros de português (como começar a frase com minúsculas e usar “dois pontos” em vez de “três pontos) e não citar nenhuma fonte confiável.

Para além disso, o Flamengo (depois que parou só de sentir o “cheirinho”) tem sido o time mais “popular” em termos de fake news. Recentemente, desmentimos histórias sobre “mega-contratos com a Globo”, textos detonando a Globo, venda do mundial para o Liverpool e até Messi virando fã.

Assim como nos outros casos, o fake de hoje circulou muito em grupos de torcedores em redes sociais. E, assim como nos outros casos, a informação que fala sobre avião “rubro-negro” da Azul é falsa. Para solucionar o caso, bastaram duas buscas.

A primeira foi pela notícia em fontes confiáveis (ou oficiais). O máximo que encontramos foi o acordo entre o clube e a empresa (que envolve um desconto de 40% nas passagens aéreas). Não tem nada de avião personalizado.

A segunda busca foi pela imagem. Não demorou muito para descobrimos que a imagem foi retirada de um blog especializado em desenhos de aeronaves personalizadas para o jogo Flight Simulator. O desenho do Flamengo está neste post.

Resumindo: a história que aponta que a Azul fez um avião personalizado com as cores do Flamengo é falsa. Apesar do acordo entre o times e a empresa aérea, a imagem que está viralizando nada mais é do que uma arte feita por um internauta especializado em pinturas para jogos simuladores de voos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK