Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Mário Quintana não é o autor do texto “Deixem-me Envelhecer” como aponta publicação

Mário Quintana não é o autor do texto “Deixem-me Envelhecer” como aponta publicação

Texto Deixem-me Envelhecer é de autoria de Mário Quintana, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Texto “Deixem-me Envelhecer”, que fala sobre processo de envelhecimento, foi escrito por Mário Quintana

  Análise

Todos os dias nos deparamos com belas publicações nas redes sociais e nem sempre conseguimos identificar a autoria dessas mensagens. Com isso, muitos textos acabam circulando sem identificação ou com uma autoria que não é verdadeira.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está sendo compartilhada nas redes sociais, o escritor Mário Quintana teria escrito o texto “Deixem-me Envelhecer” que está circulando na internet. Segundo a história, a mensagem sobre o processo de envelhecimento, suas alegrias e seus desafios teria sido pensado pelo poeta Mário Quintana. Confira:

“Deixem-me envelhecer sem compromissos e cobranças, Sem a obrigação de parecer jovem e ser bonito para alguém, Quero ao meu lado quem me entenda e me ame como eu sou, Um amor para dividirmos tropeços desta nossa última jornada, Quero envelhecer com dignidade, com sabedoria e esperança, Amar minha vida, agradecer pelos dias que ainda me restam, Deixem-me envelhecer com sanidade e discernimento, Com a certeza que cumpri meus deveres e minha missão,

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Quero aproveitar essa paz merecida para descansar e refletir, Ter amigos para compartilharmos experiências, conhecimentos, Quero envelhecer sem temer as rugas e meus cabelos brancos, Sem frustrações, terminar a etapa final desta minha existência, Não quero me deixar levar por aparências e vaidades bobas, Nem me envolver com relações que vão me fazer infeliz. Deixem-me envelhecer, aceitar a velhice com suas mazelas, Ter a certeza que minha luta não foi em vão: teve um sentido,

Quero envelhecer sem temer a morte e ter medo da despedida, Acreditar que a velhice é o retorno de uma viagem, não é o fim, Não quero ser um exemplo, quero dar um sentido ao meu viver, Ter serenidade, um sono tranquilo e andar de cabeça erguida, Fazer somente o que eu gosto, com a sensação de liberdade, Quero saber envelhecer, ser um velho consciente e feliz!!!” ( Mário Quintana)”.

A história viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook devido a bela mensagem que o texto carrega. Mas toda essa história carrega características de fake news, como o caráter vago, a falta de fontes confiáveis (que possam atestar a autoria) e a ausência de informações sobre o texto em arquivos literários. Além disso, não é de hoje que a autoria de textos na internet são atribuídas a personalidades e escritores famosos. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas aqui, aqui e aqui, que falavam sobre textos escritos por Lya Luft, Shakespeare e Glória Maria.

A partir daí, selecionamos três perguntas para desvendar essa história: 1) O texto “Deixem-me envelhecer” é de Mario Quintana? 2) Quem é o autor do texto “Deixem-me envelhecer” se não é de Mario Quintana? 3) O que fazer quando você vir textos atribuídos a famosos escritores?

Checagem

O texto “Deixem-me envelhecer” é de Mario Quintana?

Não. O poeta gaúcho Mário Quintana faleceu no dia 5 de maio de 1994. Até esse momento, não havia qualquer registro do texto em nome de Mário Quintana. Além disso, já se sabe quem é o verdadeiro autor do texto “Deixem-me Envelhecer”.

Quem é o autor do texto “Deixem-me envelhecer” se não é de Mario Quintana?

Na realidade, quem escreveu o texto “Deixem-me Envelhecer” foi a autora Concita Weber. Em sua página pessoal no Facebook, em 2021, ela explicou que o seu texto estava circulando na internet com autorias distintas e falsas.

Queridos amigos, vou pedir uma grande ajuda a vocês. O meu poema Deixem-me Envelhecer aparece em alguns vídeos na Internet como sendo de autoria de vários autores, como por exemplo antes em nome de Silvana Freygang, agora em nome de Mario Quintana. Isso não é verdade; ele é de minha autoria e foi publicado no meu livro O Topo da Montanha, 07. 2014. Editora Biblioteca 24horas, São Paulo.

Se por um acaso alguns de vocês vejam algumas postagens desse poema com outros nomes, defendam a minha autoria. Por vaidade boba, por falta de informação ou mesmo por maldade, lamentavelmente, algumas pessoas não respeitam os direitos autorais dos outros. Agradeço de coração a todos que me ajudarem.

No dia 21 de julho de 2021, a autora Concita Weber já havia publicado o poema em sua página pessoal no Facebook. Na época, ela destacou que o texto era de sua autoria e foi publicado no livro “O Topo da Montanha”, em 2014.

O que fazer quando você vir textos atribuídos a famosos escritores?

Procurar antes de compartilhar. Nos dias de hoje, os arquivos de bibliotecas e editoras é bastante vasto e uma rápida busca pela internet pode ajudar a descobrir se o texto possui aquela autoria ou não. Além disso, alguns escritores possuem páginas de acervo pessoais, que são mantidas por familiares e profissionais, e que disponibilizam, de maneira gratuita, todas as obras do autor em questão. Por fim, a equipe do Boatos.org também já desmentiu diversas dessas histórias e é bastante válido pesquisar sobre o assunto em sites de fact-checking antes de sair compartilhando a história por aí.

Conclusão

Fake news ❌

Mário Quintana não escreveu o texto “Deixem-me Envelhecer”. Na realidade, o poema foi escrito pela autora Concita Weber. Em 2021, a autora já havia reclamado que seu texto estaria circulando na internet com a autoria errada. Em sua página pessoal no Facebook, ela explicou que o texto foi escrito e publicado em seu livro “O Topo da Montanha”, em 2014.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm