Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Shakespeare escreveu texto que começa com “depois de algum tempo você aprende a diferença” #boato

Shakespeare escreveu texto que começa com “depois de algum tempo você aprende a diferença” #boato

Shakespeare escreveu texto que começa com “depois de algum tempo você aprende a diferença”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Texto “Um dia você aprende”, que começa com “Depois de algum tempo você aprende a diferença”, é de autoria de William Shakespeare.

Um dos tipos de fake news que mais circulam na internet é aquele que aponta para frases falsamente atribuídas a figuras conhecidas. A história que vamos falar hoje aponta para um texto que teria como autor William Shakespeare.

Em alguns casos, o texto é apresentado como “Um dia você aprende”. Em outros, ele é mostrado como “O Menestrel”. Em todos os casos, o texto começa com a frase “depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma”

Versão 1: “Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança ou proximidade…. Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos radiantes, com a graça de um adulto – e não com a tristeza de uma criança…” (Um dia você aprende – William Shakespeare)

Versão 2: O Menestrel – William Shakespeare Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se. E que companhia nem sempre significa segurança. Começa a aprender que beijos não são contratos e que presentes não são promessas.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. Aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão… Boa tarde, que seu dia seja cheio de magia e imaginação. Luz e paz.

Shakespeare escreveu texto que começa com “depois de algum tempo você aprende a diferença”?

Entre diversas versões diferentes, a história se espalhou com todas as forças na internet. Só há um detalhe: a autoria do texto está longe de ser de William Shakespeare.

O histórico de textos falsamente atribuídos a figuras conhecidas já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Até sobre o próprio Shakespeare já desmentimos uma fake news.

No caso de hoje, não foi diferente. Apesar de o texto estar sempre atribuído ao escritor e dramaturgo, ele é, na realidade, de uma estudante de ensino médio chamada Veronica A. Shoffstall. O título original do texto é “Comes the Dawn” (vem o amanhecer). O texto original é esse:

Depois de um tempo você aprende a sutil diferença entre segurando uma mão e acorrentando uma alma, E você aprende que amar não significa aprender e empresa não significa segurança, E você começa a aprender que beijos são contratos e presentes são promessas, E você começa a aceitar sua derrota com a cabeça para cima e seus olhos abertos, com a graça de um adulto, não a dor de uma criança, E você aprende a construir todas as suas estradas hoje porque amanhã o terreno é muito incerto para planos.

Depois de um tempo você aprende que até a luz do sol queima se você ganha demais. Então você planta seu próprio jardim e decora o sua própria alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar… Que você realmente é forte, E você realmente tem valor.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o texto que começa com “depois de algum tempo você aprende a diferença” é de autoria de William Shakespeare. O texto é de outra pessoa e foi escrito em 1971 (muito depois da morte do escritor britânico).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso