Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Lya Luft escreveu texto “estamos todos na fila” #boato

Lya Luft escreveu texto “estamos todos na fila” #boato

Lya Luft escreveu texto estamos todos na fila, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Texto “estamos todos na fila”, escrito por Lya Luft, fala sobre a importância de aproveitar a vida e ajudar os outros

Diariamente, nos deparamos com diversas reflexões publicadas em redes sociais. Alguns desses textos conseguem nos tocar profundamente e nos levam a refletir sobre diversos momentos que passamos em nossas vidas.

Para isso, o escritor ou a escritora precisa ser bom. Afinal de contas, não é qualquer texto que tem o potencial de nos fazer repensar a nossa vida. E segundo uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, a escritora Lya Luft teria conseguido essa proeza.

De acordo com a história, Lya Luft teria publicado o texto “estamos todos na fila” que compara a vida à uma fila. Segundo o texto, todos estaríamos em uma fila com destino final para a morte. De acordo com a mensagem, todas as pessoas deveriam aproveitar o processo da fila, amando os outros, fazendo a diferença, aproveitando a vida e vivendo em harmonia. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

“Profundo , triste , mas Real!!!. Lya Luft escritora Brasileira postou nas redes sociais esse texto lindo, para a gente refletir”. “Estamos todos na fila….. A cada minuto alguém deixa esse mundo pra trás. Não sabemos quantas pessoas estão na nossa frente. Não dá pra voltar pro “fim da fila”. Não dá pra sair da fila. Nem evitar essa fila. Então, enquanto esperamos a nossa vez:- Faça valer a pena cada momento vivido aqui na Terra. Tenha um propósito. Motive pessoas !!

Elogie mais, critique menos. Faça um “ninguém” se sentir um alguém do seu lado. Faça alguém sorrir. Faça a diferença. Faça amor. Faça as pazes. Faça com que as pessoas se sintam amadas. Tenha tempo pra você. Faça pequenos momentos serem grandes. Faça tudo que tiver que fazer e vá além. Viva novas experiências. Prove novos sabores. Não tenha arrependimentos por ter tentado além do que devia, por ter valorizado alguém mais do que deveria, por ter feito mais ou menos do que podia. Tudo está no lugar certo. As coisas só acontecem quando têm quem acontecer. Releve.

Não guarde mágoas. Guarde apenas os aprendizados. Liberte o rancor. Transborde o amor. Doe amor. Ame, mesmo quem não merece. Ame, sem querer receber nada em troca. Ame, pelo simples fato de vc vibrar amor e ser amor. Mas sempre, ame a si mesmo antes de qualquer coisa.” Esteja preparado para partir a qualquer momento. Vc não sabe seu lugar na Fila, então se prepare prá deixar aqui apenas boas lembranças. Suas mãos vão embora vazias. Não dá pra levar malas, nem bens… Se prepare DIARIAMENTE prá levar consigo, somente aquilo que tens guardado no coração. Lya Luft”.

Lya Luft escreveu texto “estamos todos na fila”?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e impressionou muita gente, pela bela reflexão sobre o assunto. Entretanto, a história não é verdadeira. A explicação está na falta de provas e na origem do texto.

Logo ao observar o texto, ficamos desconfiados. O texto apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, a falta de provas e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, não é de hoje que textos atribuídos falsamente a escritores circulam na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que Shakespeare teria escrito texto que começa com “depois de algum tempo você aprende a diferença”. Também a que indicava que Glória Maria teria escrito texto sobre a vida ser um “hotel all inclusive” e, por fim, a que apontava que Arnaldo Jabor teria escrito o texto “quero voltar a confiar” sobre “princípios morais”.

É preciso destacar que a escritora Lya Luft não possui redes sociais para compartilhar seus textos. Mais do que isso, Lya faleceu em 2021, aos 83 anos, vítima de um melanoma (um tipo agressivo de câncer de pele).

Em 2009, a própria escritora reclamou em um de seus trabalhos sobre as falsas atribuições de textos a ela. Em sua coluna na revista Veja, ela escreveu que amigos e familiares a abordaram para saber se um texto que estava circulando com sua foto e assinatura teria sido escrito por ela. De acordo com ela, a internet seria um lugar de muitas coisas boas, mas também um “covil de covardes”. Lya Luft destacou que muitos textos falsos atribuídos a ela continuariam a circular na internet e indicou que seus leitores apenas ignorassem essas publicações (para que elas caíssem no esquecimento.

Ao procurar pelo texto, além de não encontrarmos o escrito em nenhum rede social pertencente à Lya Luft, também descobrimos que o texto surgiu de forma anônima na internet. A mensagem só ganhou a autoria de Lya Luft recentemente. O texto circula desde 2014 sem nenhuma autoria. Já em 2018, o texto foi publicado em uma página de compartilhamento de mensagens e apareceu assinado pela pessoa que publicou a mensagem na época.

No ano seguinte, em 2019, o texto passou a ser compartilhado nas redes sociais novamente sem autoria. Por fim, apenas em 2020 a mensagem começou a ser compartilhada com a autoria de Lya Luft.

Em resumo: a história que diz que Lya Luft teria escrito o texto “estamos todos na fila” é falsa! O texto de hoje circula na internet desde 2014 sem qualquer autoria. Em 2018, ele foi publicado em uma página de mensagens com a autoria da pessoa que realizou a publicação. Já em 2019, voltou a circular sem autoria nas redes sociais e foi apenas em 2020 que o texto começou a ser atribuído (falsamente) à escritora Lya Luft.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm