Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Stênio Garcia morreu e hospital confirmou a morte do ator #boato

Stênio Garcia morreu e hospital confirmou a morte do ator #boato

Stênio Garcia morreu e hospital confirmou a morte do ator, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – O hospital em que Stênio Garcia está internado acabou de confirmar a morte do ator.

Nos últimos tempos, o nome do ator Stênio Garcia tem aparecido na mídia de uma forma não muito boa. Primeiro, uma harmonização facial que ele fez gerou polêmica (e hating desnecessário) em redes sociais. Depois, ele foi internado com uma infecção grave em um hospital.

Agora, outra história começou a circular em algumas redes sociais. De acordo com legendas de vídeos, o hospital em que Stênio Garcia estaria internado anunciou a morte dele. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Versão 1: URGENTE HOSPITAL CONFIRMA MORTE DE ATOR, STENIO GARCIA internado Versão 2: LUTO e PERDA”: Infelizmente, a notícia de morte Ator Stênio Garcia, Preta Gil Versão 3: AGORA NESSAS ÚLTIMAS HORAS, MORTE CHEGA, Notícia de Preta Gil Notícia de Stênio Garcia

Análise da mensagem que circula online

Quando tivemos acesso à mensagem (que circulou, principalmente, por meio de vídeos no TikTok) já vimos algumas das principais características de fake news nela. O conteúdo é vago (não diz, por exemplo, sequer o nome do hospital), alarmista (muito), tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que confirme a informação.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Além disso, não é de hoje que circulam na internet informações falas sobre mortes de pessoas conhecidas no formato que vimos (vídeos com legendas chamativas). Recentemente, já desmentimos fake news sobre mortes de Silvio Santos, Flordelis e Caio Castro.

Separamos as seguintes perguntas para serem respondidas em nossa checagem. 1) Stênio Garcia morreu? 2) O hospital em que ele está (ou estava internado) anunciou a morte? 3) Por que alguém vem a compartilha uma fake news (tão tosca e tão óbvia).

Stênio Garcia morreu?

Não morreu. Felizmente, o ator Stênio Garcia se recuperou da infecção que teve. Quando a fake news, de extremo mal gosto, começou a se espalhar na internet, o próprio ator veio a público desmentir a fake news. Leia o que escrito na mensagem:

Eu estou VIVO e ontem já tiraram o acesso que estava na minha veia porque não tenho mais infecção . Continuo no hospital porque farei exames para pesquisar uma inflamação que está causando dores da cintura para baixo e iniciei tratamento com cortisona . Pessoas que me amam estão ligando chorando porque a internet ainda é terra de ninguém e existem muitas pessoas do mal que soltam notícias mentirosas em busca de ibope . Eu gosto e respeito o jornalismo sério e acho que esses mentirosos e sensacionalistas que matam pessoas deviam ser proibidos de se manifestar com notícias falsas. Começo o meu dia indignado com as fake News relacionadas a mim . Mais uma vez agradeço as orações verdadeiras e peço que não acreditem na maldade dessa gente incompetente e aproveitadora. Saúde para nós e bom dia

O hospital em que Stênio Garcia está (ou estava internado) anunciou a morte?

Não só o hospital não teve nada deste tipo de notícia como também deu alta ao ator. Stênio Garcia também gravou um vídeo quando saiu do hospital. Leia o que diz o posto e assista a ela:

Depois de quase uma semana no hospital eu tive alta para continuar me recuperando em casa e meu medo era de perder a autonomia e não conseguir mais voltar a andar e fazer as coisas sozinho, mas minha mulher e anja a @mari_saade insistiu em começar a me reabilitar com movimentos leves e necessários para o dia a dia e espero com muita fé e perseverança daqui a pouco conseguir retomar a minha rotina . Peço que continuem na corrente de orações e sempre que for conquistando mais coisas vou dividir aqui com vocês que tanto oraram e torcem por mim e eu sou muito grato aos médicos do hospital Samaritano que me salvaram , a toda equipe de enfermagem e nutrição , a minha mulher que não me deixou um segundo e está em casa me reabilitando e a toda essa energia maravilhosa de orações que estou recebendo porque dias melhores estão chegando

Por que alguém vem a compartilha uma fake news (tão tosca e tão óbvia)?

Você pode achar que é “apenas” crueldade, mas não é. A realidade é que, depois da monetização das redes sociais, algumas pessoas têm se aproveitado de vídeos caça-cliques com informações falsas para angariar visualizações. Mesmo que o vídeo não aponte para uma fake news, o objetivo a essa altura já foi alcançado.

Para piorar, alguns algoritmos (como o do Google Discover) costumam dar visibilidade a vídeos com títulos falsos e a sites de fofoca de péssima qualidade com títulos dúbios. Lamentável.

Resumindo: é falso que Stênio Garcia tenha morrido e que o hospital em que ele estava anunciou a sua morte. A história é uma fake news e, felizmente, o ator de 91 anos já teve, inclusive, alta do hospital.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm