Caio Castro morreu agora, em 2022, após acidente #boato

Boato – Bomba! Grande nome, Caio Castro morreu agora, em 2022, após acidente gravíssimo.

Nos últimos tempos, o Boatos.org tem visto (com a anuência de serviços do Google como o Google Discover) conteúdos com título dúbio deixam a entender que celebridades morreram. Ontem desmentimos fake news sobre a morte de Galvão Bueno.

Hoje, uma nova história surge. Mensagens com um link para um vídeo do YouTube com um thumbnail do ator Caio Castro e a palavra luto dão a entender que ele morreu. “Morreu agora. Luto. Saiba qual famoso morreu e últimas notícias. Morre grande nome Caio Castro após acidente se pronuncia Andressa Urach….”, diz a mensagem.

A história gerou diversas mensagens como, por exemplo, “Como assim caio castro morreu?”, “Minha mãe do nada abre a porta e diz: “acabei de ver uma mensagem que o Caio Castro morreu, é verdade?” E eu p que???”, “Caio castro morreu? como assim?” e “todo dia eu entro no google e vejo notícia de que alguém morreu, hoje foi o caio castro”.

Caio Castro morreu agora, em 2022, após acidente?

Parece que esse negócio de confundir para enganar faz sucesso. Só que assim como no caso da fake news sobre a morte de Galvão Bueno (que, por sinal, veio da mesma fonte), é falsa a informação que aponta que Caio Castro morreu.

O que ocorre é que a pessoa que cria o vídeo coloca uma imagem de destaque que aponta que alguém muito famoso morreu (tipo Caio Castro). Aí você vai ver o vídeo e descobre (lá pelo final) que a pessoa que morreu foi o Ivan Souza, autor de jingles políticos e conhecido como “Pula Pula da Bahia”.

Sobre Caio Castro, havia uma menção sobre ele ter se acidentado durante uma etapa da Porsche Cup em Interlagos e ter se pronunciado sobre isso. Algo que também foi noticiado por toda mídia.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Caio Castro morreu. A confusão surgiu por conta de um título dúbio e caça-clique e foi reforçada com a anuência do Google Discover (que, infelizmente, ajuda na disseminação de conteúdo de baixa qualidade).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet