Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Flordelis morreu aos 64 anos após ser espancada na prisão #boato

Flordelis morreu aos 64 anos após ser espancada na prisão #boato

Flordelis morreu aos 64 anos após ser espancada na prisão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A ex-cantora gospel e deputada federal Flordelis morreu aos 64 anos após ser espancada e violentada na prisão.

Não é de hoje que o TikTok deixou de ser uma mera rede social de vídeos para também se tornar uma rede social com, infelizmente, conteúdos caça-clique e desinformação. No caso de hoje, temos um combo das duas coisas.

Está circulando um vídeo na rede social com a seguinte legenda junto a uma foto da ex-deputada federal Flordelis. “Morre ex cantora gospel flordelis aos 64 anos eita morreu agora #flordelis #cantoragospel #luto”.

Junto ao vídeo, circula uma narração apontando que a ex-pastora e cantora gospel, condenada pelo assassinato do marido, teria sido “violentada”. “Morre aos sessenta e quatro ano a ex-cantora gospel for deles. A mesma foi violentada dentro da cadeia. Comenta e curte”, diz a mensagem.

Flordelis morreu aos 64 anos após ser espancada na prisão?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Principalmente pelo TikTok, a mensagem se espalhou com todas as forças em redes sociais. Porém, é falso que Flordelis morreu aos 64 anos após ser espancada e/ou violentada na prisão.

O histórico de fake news, a mensagem por si só e uma busca em fontes confiáveis já acabam com a farsa. Ao analisar a mensagem em questão, já percebemos alguns indícios de que a informação é falsa. Tanto o áudio como a mensagem têm características de boatos como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português, a falta de citação de fontes confiáveis e o pedido de compartilhamento.

Além disso, não é de hoje que histórias falsas sobre “pessoas que morreram espancadas na prisão” circulam online. Já desmentimos mentiras que citavam Adélio Bispo, o cara da Baleia Azul (que nem era, aliás) e outros condenados por crimes.

Ao buscar por qualquer informação sobre a morte de Flordelis, nada encontramos em fontes confiáveis. Ou seja: a informação surgiu de uma página que compartilha notícias falsas e ainda fala “comenta e curte”. Não há uma notícia ou comunicado oficial que aponte para a morte dela.

Para piorar, até a idade de Flordelis estava errada. Ela não tem 64 anos. Na realidade, ela tem 62 anos. A ex-pastora nasceu em 5 de fevereiro de 1961. 

Resumindo: com isso, já é possível cravar que é falsa a informação que aponta que a ex-deputada federal Flordelis morreu após apanhar na prisão. Trata-se de uma balela que brotou do nada e saiu viralizando por aí.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm