Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Show do Titãs em São Paulo ficou vazio por causa de Lula #boato

Show do Titãs em São Paulo ficou vazio por causa de Lula #boato

Show do Titãs em São Paulo ficou vazio por causa de Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra show do Titãs, em São Paulo, às 20h, vazio e motivo do fracasso seria o apoio da banda a Lula.

A música está presente em todos os momentos das nossas vidas e é capaz de marcar diversas ocasiões especiais. E o que acontece quando sua banda favorita anuncia um reencontro com a formação original do grupo? Os fãs do Titãs, claro, foram à loucura.

A boa notícia foi divulgada pela banda em novembro de 2022. O reencontro trata-se de uma turnê comemorativa pelos 40 anos da banda. E a procura foi tanta que os 10 shows inicialmente divulgados tiveram que aumentar.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que o sucesso da banda ficou para trás. Segundo uma publicação, um show da turnê do reencontro do Titãs, que aconteceria às 20h, em São Paulo, teria ficado vazio. Ainda segundo a história, o motivo para o fracasso seria o apoio da banda ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Confira:

Versão 1: “Show do Titãs, em São Paulo, às 8h da noite. Estádio vazio. Eles foram lacrar, não lucraram”. Versão 2: “FAZ O L Show dos Titãs em São Paulo as 20 horas”.

Análise da mensagem que está circulando online

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O conteúdo de hoje circulou por algumas redes sociais, em especial, no Twitter, onda conta com milhares de visualizações. Além disso, também encontramos uma nova versão da história circulando no Tik Tok, que já tem quase 10 mil curtidas. Nessa versão, a história aponta que o caso teria acontecido em Brasília, no show que ocorreu no dia 8 de junho de 2023. Foi aí que o sinal de alerta ficou ainda mais forte.

A mensagem apresenta diversas características recorrentes em fake news na internet. 1) O texto apresenta um caráter vago (a mensagem cita apenas o show em São Paulo, mas não aponta datas) e alarmista (indicando que os artistas que apoiam o presidente Lula estão fadados ao fracasso); 2) A mensagem não cita fontes confiáveis (ou outras fontes. Afinal, se o estádio realmente estivesse vazio, com certeza teríamos diversos vídeos na internet); 3) A história apresenta mais de uma versão.

Há algum tempo essa associação entre apoiar Lula e o fracasso vem tentando atacar e desmoralizar artistas. Nos últimos anos, a equipe do Boatos.org já desmentiu algumas dessas histórias (aqui, aqui e aqui).

Show do Titãs em São Paulo ficou vazio por causa de Lula?

Ao procurar por mais informações, descobrimos que, de fato, o Titãs realizou uma manifestação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. O fato ocorreu durante um show da banda, em Belo Horizonte, no dia 29 de abril de 2023. Enquanto cantava a música “Nome aos Bois” (que segundo o Titãs, cita pessoas que fizeram “coisas terríveis”), o cantor Nando Reis citou o nome de Bolsonaro.

Mas as duas versões diferentes da história de hoje mostraram que algo de errado não está certo. Decidimos, então, investigar os lugares citados. Os shows realizados pelo Titãs, em São Paulo, aconteceram no estádio Allianz Parque nos dias 16, 17 e 18 de junho. E ao contrário do que aponta a história, todos os shows tiveram ingressos esgotados. A própria banda anunciou a notícia pela sua página no Instagram e agradeceu aos fãs. As fotos dos três shows também mostram o oposto (o estádio estava lotado em todos os dias!).

Pelas imagens que aparecem no vídeo da história de hoje, identificamos que o estádio mostrado é o Mané Garrincha, em Brasília. O show do Titãs, em Brasília, ocorreu no dia 7 de junho de 2023. Porém, o evento esteve longe do fracasso. O vídeo da história de hoje foi gravado muito antes do início do show. E aí é óbvio que o estádio estaria vazio, ainda mais quando falamos de um banda que tem fãs com idade média mais velha. Ou seja, adultos que trabalham e que não podem chegar 5h antes do início do show. Inclusive, ainda é possível reparar que as luzes do estádio estão acesas (após o início do show, elas se apagam).

Na hora do evento, a história foi outra. Como é possível ver na internet e na própria página da banda, o estádio Mané Garrincha estava cheio. Tanto na pista quanto nas arquibancadas é possível ver bastante gente apreciando o show.

Em resumo: a história que diz que o show do Titãs, em São Paulo, ficou vazio, por conta do apoio da banda a Lula é falsa! A história apresenta mais de uma versão. O vídeo não foi gravado em São Paulo, mas sim em Brasília, no estádio Mané Garrincha. Entretanto, as imagens foram feitas bem antes do show. Em São Paulo, o Titãs esgotou as três datas disponíveis no Allianz Parque. Em Brasília, o show realizado no dia 7 de junho de 2023 não chegou a esgotar, mas esteve longe de “flopar”, sendo possível ver bastante gente na pista e nas arquibancadas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm