Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Exaltasamba é expulso de show após manifestar apoio a Lula #boato

Exaltasamba é expulso de show após manifestar apoio a Lula #boato

Exaltasamba foi expulso de show após manifestar apoio a Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O grupo de pagode Exaltasamba foi expulso de um show após gritar palavras de apoio a Lula. Vídeo mostra toda a ação.

Nos últimos dias, o que não tem faltado na internet são mensagens que apontam que artistas famosos foram hostilizados após falarem palavras de apoio a Lula. Na história de hoje, uma mensagem cita o nome do grupo de pagode Exaltasamba.

Um vídeo de pessoas exaltando Bolsonaro e xingando Lula durante um show está circulando com a informação que aponta que o grupo que estava no palco era o Exaltasamba e que os integrantes foram expulsos do palco após gritarem palavras de apoio a Lula. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Exaltasamba expulso do palco no pagode na Barra da Tijuca,  a galera colocou todo mundo pra correr depois de gritarem LOOLA. #Bolsonaroreeleitoprimeiroturno Versão 2: Exaltasamba é expulso do palco, ao manifestar lacração. Num pagode na Barra da Tijuca, Rio Versão 3: Ver o Exaltasamba sendo EXPULSO  do palco no pagode na Barra da Tijuca pq lacraram elogiando o luladrao não tem preço.

Exaltasamba foi expulso de show após manifestar apoio a Lula?

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças na internet e um monte de gente começar a falar sobre a tal ação. Porém, não é verdade que o grupo que foi “expulso” é o Exaltasamba.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A mensagem, o histórico e a ausência de fontes confiáveis que comprovem a história já entregam a farsa. O texto que circula online tem características como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Além disso, o tema “artista que foi expulso após xingar Bolsonaro/apoiar Lula” tem sido comum. Recentemente, desmentimos uma história que apontava para Maiara e Maraisa.

Ao buscar pelo assunto, descobrimos que, de fato, houve uma confusão, mas que o grupo em questão não era o Exaltasamba. Na realidade, a apresentação foi do grupo Samba Independente dos Bons Costumes.

De acordo com esta matéria do Extra, o grupo fez uma paródia favorável a Lula de uma música do grupo Revelação e passou a ser hostilizado pelo público. Em redes sociais, o grupo explicou o caso. Leia:

NOTA OFICIAL: No último domingo, durante apresentação do SIBC na Ilha do Itanhangá, no evento Sambinha da Gigóia, fomos acuados e ameaçados por parte do público e da produção da casa, devido ao nosso posicionamento político.

Defendemos que a arte é ferramenta política essencial em nossa democracia, e o samba é político em sua essência. Ou seja, muito mais do que um gênero musical, o samba é instrumento de transformação sociopolítica. É preciso enxergar para além dos acordes.

Reforçamos que, segundo o Artigo 5º, inciso IX da Constituição Federal de 1988”, é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação , independentemente de censura ou licença.” Também reiteramos o nosso compromisso com o Estado Democrático de Direito e repudiamos veementemente qualquer ato de violência. Agradecemos o apoio e a compreensão de todas e todos.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Exaltasamba foi expulso do palco após integrantes falarem palavras de apoio a Lula. O caso ocorreu no Rio de Janeiro, mas não tem relação com o grupo em questão.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso