Série My Secret Terrius avisou que China iria criar coronavírus como arma biológica #boato

Boato – A série My Secret Terrius, da Netflix, avisou que a China iria criar o coronavírus como arma biológica. No episódio 10 da 1ª temporada, é possível ver os personagens falando sobre a criação do vírus e mostrando a implantação em uma escola.

Muitos internautas estão mais que convencidos de que a China, local de onde a contaminação do novo coronavírus começou, seria a responsável pela criação do vírus, com várias de teorias (falsas, por sinal) sobre o motivo pelo qual o país teria apostado nele como “arma biológica” e causar uma pandemia.

Desta vez, um vídeo que começou a circular pelas redes sociais, especialmente no Facebook, dá conta de que a série My Secret Terrius, da Netflix, de 2018, supostamente avisou sobre a armação dos chineses para implantar o Covid-19 no mundo todo.

No vídeo, a voz de um homem brasileiro narra e traduz as falas do final do episódio 10 da 1ª temporada, a partir do minuto 53 (já que só é possível assistir com legendas em francês), onde uma cientista fala sobre como o coronavírus foi mutado propositalmente por terroristas para aumentar a taxa de mortalidade do vírus, que antes era de 20%, para 90%, e utilizá-lo como arma biológica. A personagem, inclusive, cita o MERS, um dos tipos de coronavírus que ficou conhecido em 2015:

“Alguém mexeu nele para aumentar a taxa de mortalidade para 90%. […] O que é mais sério é que o coronavírus tem um período de incubação de dois a 14 dias. O vírus foi manipulado para atacar os pulmões diretamente em apenas cinco minutos após a exposição”, disse a cientista na ficção.

Depois, o homem que fala sobre as cenas do episódio da série avança para o minuto 57, que mostra o ministro da Saúde ensinando as crianças a lavarem corretamente as mãos, seguido da cena de um terrorista implantando a arma biológica (o coronavírus, portanto) dentro da própria escola, a fim de infectar as crianças e estas passarem o vírus para os pais. Na trama, o coronavírus não tem cura e, portanto, deixa os médicos desesperados atrás de uma. Confira, a seguir, o texto original da publicação que está compartilhando o vídeo e a transcrição das falas do homem que explica as cenas do décimo episódio de My Secret Terrius (não iremos colocar o vídeo aqui):

Mensagem da publicação: Em 2018 a netflix lançou um seriado chamado MY SECRET TERRIUS seriado este que fala do coronavírus e as armações dos chineses para disseminar o vírus logo na 1º temporada no episodio 10 o vídeo abaixo mostra uma pessoa narrando o seriado. eu tentei abrir esse seriado na netflix e não consegui mas o narrador abaixo conseguiu a tempo antes que a serie saísse de circulação..MAis uma conspiração daqueles que querem dominar o planeta e implantar uma nova ordem de um único governo

Transcrição do vídeo: Olá, gente! Estou aqui assistindo essa série My Secret Terrius, que a legenda é em francês, não tem legenda em português. É de 2018. Nós estamos no ano de 2020. Tem aqui a faixa de idade de 13 anos. Temporada 1. Aqui, eu estou no episódio 10. A partir do minuto 53, olha o que vocês vão ver. Aqui, é um casal, né? “O que você faz amanhã? Não saia”. O cara está dizendo para ela não sair. Ele já está sabendo de algo. “Fica em casa. Você e a NOME. A NOME é a filha dela. Deles, né, no caso. Aí está entregando o papel, um documento. “Nós deveríamos fazer mais buscas ou mais procuras. Mas é o coronavírus mutante”, ela está falando ali. “MERS-SARS, a gripe. Eles são todos da mesma família genética. O coronavírus ataca o sistema respiratório”. Imagina? “Durante a epidemia de MERS de 2015, a taxa de mortalidade ultrapassou 20%”.E aqui ela vai falar algo assustador: “É um vírus mutante”. Ou seja, o Covid-19. É um vírus mutante do coronavírus. “Alguém o modificou”, aqui ela está dizendo. “Para aumentar a taxa de mortalidade para 90%”. Imagina? Ele antes era 20 e, agora, mutou e a taxa de mortalidade está para 90. É o que a gente está vendo aí. Muitas mortes no mundo inteiro. E eles já sabiam disso. “É mais grave que o coronavírus”. Por isso que eles mudaram o nome: Covid-19. “Um período de incubação de 2 a 14 dias. E esse vírus foi modificado para atacar diretamente os pulmões”. Imagina? Eles já sabiam. Foi em 2018 isso. E, agora, eu vou dar uma passadinha aqui, mais lá na frente, para vocês verem. Aí, aqui no minuto 57, tem aqui o ministro da saúde dando palestra na escola para ensinar as crianças a como se prevenirem do vírus, para lavar bem a mão. “Escuta-me bem”, ele está falando. “Ok?”. Aí, aqui vou dar uma passadinha. Vou dar uma passadinha aqui. “Ó! Ele lá, ensinando as crianças a segunda etapa de esfregar os dedos, na palma da mão, entendeu? Lavar dos lados, esfrega dos lados, enfim. “Limpa entre os dedos cruzados. Os vossos dedos assim e esfrega bem as vossas mãos. É fácil, não? Todos juntos: sim!” E olha ali. Eles estão colocando o vírus na escola para as crianças pegarem e ser infectadas, né? Como a imunidade das crianças é alta, então é quase impossível das crianças né, morrerem, terem alguma gravidade. É quase impossível, entendeu? E, ali, eles infectam as crianças. Vou dar uma pausa aqui. Eles infectam as crianças para as crianças passarem para os pais e para os avós. E, agora, ele manda todo mundo ficar em casa. Por que? Por que não tem mais aula? Por que? Porque as crianças estão passando o vírus já para os pais e para os avós. E por isso que está essa mortalidade toda aí. Isso foi em 2018. Eles anunciaram. Mas, infelizmente, vivemos em um mundo que é do maligno. Esse mundo é do maligno. E, ali, está soltando o vírus. Uma bomba biológica. Tudo foi programado, gente. Só Jesus”.

Série My Secret Terrius avisou que China iria criar coronavírus como arma biológica?

Da ficção para a vida? O episódio, sem dúvidas, deixou muitos internautas chocados com a possível previsão da trama supostamente da pandemia que estamos vivenciando nos dias atuais. Mas será mesmo que a série My Secret Terrius avisou que a China iria criar o coronavírus como arma biológica? A resposta é não! E o porquê nós te explicamos a seguir.

Para começar, a mensagem da publicação que está compartilhando o vídeo carrega todas as características de fake news: é vaga (não fornece mais informações que embasem a teoria de que a série está falando, de fato, do Covid-19), alarmista (tem o intuito de deixar as pessoas perplexas com o suposto “aviso”), possui erros de português e não cita fontes confiáveis que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, não é o primeiro boato que desmentimos aqui sobre a acusação de que a China teria criado e espalhado o novo coronavírus pelo mundo todo. Você deve se recordar, por exemplo, da história falsa de que a China criou o coronavírus para ganhar a 3ª Guerra Mundial, da que a Revista Saúde de 2003 provou que o Covid-19 já existia e que é uma armação chinesa; outra que dizia que o Dr. Charles Lieber foi preso nos EUA por fabricar e vender o coronavírus para a China; ou, ainda, de que o país teria comprado a Band e “cooperativas” do Paraná aproveitando-se da pandemia.

Além disso, apesar de ser uma acusação muito forte a que relaciona a série My Secret Terrius à pandemia, o homem que fala no vídeo não apresenta nenhuma prova. Fora o fato de que a história tem algumas informações diferentes sobre o coronavírus, se formos comparar a série à nossa realidade atual.

Uma delas, por exemplo, é em relação à taxa de mortalidade. Na série, a personagem fala em um aumento de 90%, enquanto os dados mais recentes sobre a contaminação pelo novo coronavírus no mundo todo mostram uma taxa de mortalidade de 3,74%.

Ainda, a tese de que o vírus foi criado em laboratório é falsa e, inclusive, nós já a desmentimos por aqui. Essa informação equivocada começou a circular a partir de uma publicação da Revista Nature sobre um vírus criado em laboratório. No entanto, não se tratava do Covid-19, como diziam vários boatos por aí. A própria revista atualizou a matéria com uma nota esclarecendo tudo, em março de 2020.

Além do mais, um estudo realizado pela Nature Medicine já confirmou que o novo coronavírus não foi criado em laboratório após análises feitas por pesquisadores do Reino Unido, Estados Unidos e Austrália, explicando a sua origem como resultado de uma seleção natural.

Não bastasse isso, o homem que fala no vídeo também manipula o que realmente se passa na série. Primeiramente, em nenhum momento do episódio é citado o Covid-19. O vírus do qual os personagens estão falando é o CORS. Além disso, a trama, ao contrário do que supõe a pessoa, não é chinesa, mas sim coreana.

Outra informação errada é a de que, na ficção, espalham o vírus na escola porque ele não pega em crianças. No entanto, o vírus de My Secret Terrius não é igual ao Covid-19 da vida real. Na série, ele atinge todo mundo, inclusive crianças.

Por fim, ao assistirmos alguns trechos da série, descobrimos que quem criou o vírus (desculpem o spoiler) foi uma indústria farmacêutica para vender vacinas. No entanto, no final das contas, a bomba biológica não foi explodida. Faltando dois segundos, ela foi desativada.

Inclusive, todo esse boato sobre a previsão da série sobre a atual pandemia já foi desmentido em outros países, como Índia e Estados Unidos. Porém, enquanto aqui no Brasil se falou em “aviso”, nesses países, falava-se na suposta “previsão”.

Resumindo: O vídeo que está sendo compartilhado falando que a série My Secret Terrius avisou que a China iria criar o coronavírus como arma biológica não é verdadeiro. O vírus da ficção não se trata do Covid-19, mas sim, do CORS. Além disso, a série tampouco é chinesa (é coreana) e a pessoa que narra toda essa teoria conspiratória distorce algumas informações ao comparar o vírus da trama com o novo coronavírus.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2C0i08f
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)