Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Serginho Groisman morreu aos 73 anos e notícia de morte chegou agora #boato

Serginho Groisman morreu aos 73 anos e notícia de morte chegou agora #boato

Serginho Groisman morreu aos 73 anos e notícia de morte chegou agora, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – O apresentador Serginho Groisman acabou de morrer aos 73 anos e a notícia de morte chegou agora.

  Introdução

Enquanto muita gente sofre para manter uma página com informações reais, tem muita gente que sobrevive (bem) na internet só com conteúdos caça-cliques que sugerem coisas bombásticas que se revelam falsas. É o caso da história de hoje, que aponta para o apresentador Serginho Groissan.

Vídeos têm circulado em redes sociais como o YouTube, Facebook e TikTok e apontam que a “notícia de morte chegou”. Junto com imagens que sugerem luto, é dito que o “pior aconteceu” com o apresentador de 73 anos. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: NÓS RECEBEMOS A NOTÍCIA DE MORTE AGORA Serginho Goismann, Renata Vasconcellos Versão 2: INFELlZMENTE, nosso amado Serginho Groisman, aos 73 anos, chega notícia

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

  Análise

Alguns dos vídeos que falam sobre o assunto bombaram muito na internet. Um deles teve mais de 700 mil visualizações de páginas. As publicações têm algumas características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a história.

Para além disso, não é de hoje que circulam na internet publicações que dão a entender erroneamente que celebridades morreram. Todas as semanas, o Boatos.org tem que desmentir alguma história desta natureza. Temos exemplos aqui, aqui e aqui.

Para realizar a checagem, vamos responder se, de fato, Serginho Groisman morreu, sobre qual era, de fato, a referência do que “ocorreu” com Serginho Groisman e, por fim, sobre o que podemos fazer para não cair em fake news como estas.

Checagem

Serginho Groisman morreu aos 73 anos em julho de 2023?

Não morreu, obviamente. As publicações já circulam há alguns dias e o apresentador continua fazendo tudo normalmente. O Altas Horas foi apresentado normalmente, e ele continua fazendo suas publicações no perfil do Twitter.

O que diz o vídeo sobre o que “ocorreu” com Serginho Groisman?

O que ocorreu foi novamente uma postagem que se aproveitou de um conteúdo aleatório para chamar um vídeo. No vídeo, é falada sobre a possibilidade do programa dele sair do ar. Algo, aliás, que também é um boato não comprovado espalhado por sites de fofoca de qualidade muito duvidosa.

Em outro vídeo, a “notícia bombástica” é que Serginho Groisman teria “sofrido” críticas por ter trazido Lexa e MC Guimê ao programa (Uau).

O que podemos fazer para não cair em fake news como estas?

O melhor é não assistir a conteúdos bombásticos como este e não compartilhar o conteúdo. Infelizmente, algoritmos como o do Google Discover continuam insistindo em promover conteúdos como este. Se você vir, já sabe: não perca seu tempo porque se algo for vendido como “notícia exclusiva”, provavelmente é boato.

Conclusão

Fake news 👎❌

Não é verdade que Serginho Groisman morreu. O que houve foram mensagens dúbias que serviram para promover vídeos que não acabam entregando o que está prometido no vídeo.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm