Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Regina Duarte diz que Brasil inventou a prisão esportiva: polícia prende e STF solta #boato

Regina Duarte diz que Brasil inventou a prisão esportiva: polícia prende e STF solta #boato

Boato – Regina Duarte afirmou que, no Brasil, a polícia prende e o STF solta. Atriz chamou a prática de prisão esportiva, similar à pesca esportiva.

Já dizia um velho sábio: a política brasileira não é para amadores. Nos últimos dias, as coisas andam bastante movimentadas na política tupiniquim. Tivemos a visita do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos e a prisão do ex-presidente Michel Temer pela Operação Lava Jato.

E parece que os acontecimentos não vão parar por aí. Porém, de acordo com as redes sociais, muita gente segue descrente quando o assunto envolve política e justiça. Segundo a história de hoje, uma dessas pessoas é nada mais nada menos que Regina Duarte.

Diversas publicações começaram a pipocar na internet e estão afirmando que a atriz disse que o Brasil inventou o que ela chama de prisão esportiva. “Na pesca esportiva, você fisga o peixe, tira foto e depois solta. O Brasil inventou a prisão esportiva: A polícia prende, a imprensa tira foto e o STF solta”, diz a declaração.

Regina Duarte diz que Brasil inventou a prisão esportiva: polícia prende e STF solta?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Bem, a declaração causou verdadeiro frisson na internet e as publicações em apoio à Regina Duarte começaram a surgir nas redes sociais. Mas o que pouca gente realmente se perguntou foi: será que a atriz teria dito isso mesmo? A resposta é não e a explicação você confere a seguir.

Vamos lá! Para começo de história, as mensagens apresentam as principais características de boatos online: são vagas (não dão informações sobre onde ou quando a atriz teria dito a frase e nem em qual contexto), alarmistas e não citam fontes confiáveis.

Além disso, vale lembrar que frases atribuídas a personalidades em evidência são muito comuns na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu algumas histórias envolvendo esse tipo de situação, como a declaração de Paulo Guedes sobre jovens e aposentados. Também a suposta frase em que Constança Rezende teria dito que a intenção do jornal Estadão era arruinar Bolsonaro. E, por fim, a declaração de General Mourão sobre a corrupção.

Resolvemos procurar pela informação em fontes confiáveis, mas não encontramos nada. Realizamos, então, uma segunda busca no perfil oficial da atriz Regina Duarte no Instagram. Novamente, nenhum registro da frase. Além disso, também não encontramos nada sobre o assunto em vídeos ou entrevistas.

Durante a busca, descobrimos que a frase é muito mais antiga do que a gente imagina. A primeira publicação que encontramos onde a frase aparece é de junho de 2018. Além disso, quando começou a circular nas redes sociais, a suposta declaração, na verdade, era descrita como anônima.

Em resumo: a história que diz que Regina Duarte teria declarado que o Brasil inventou a prisão esportiva, onde a polícia prende e o STF solta é falsa! Não existe nenhum dado na internet que prove que a atriz teria dito tal frase. Além disso, descobrimos que a frase circula na internet desde 2018 e apenas recentemente foi atribuída à Regina Duarte. Ou seja, a velha história de atribuir uma declaração alarmista a uma personalidade famosa para que o conteúdo viralize na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.