Constança Rezende, jornalista do Estadão, diz que a intenção é arruinar Bolsonaro #boato

Boato – A jornalista Constança Rezende, do Estadão, declarou, durante uma entrevista, que a intenção é arruinar Flávio Bolsonaro e o governo.

Desde que Jair Bolsonaro assumiu a Presidência da República é possível de se perceber que a relação entre Executivo e imprensa não é (por assim dizer) das melhores. Críticas de adeptos ao presidente contra os veículos de mídia estão diariamente em redes sociais. No meio de tudo isso, uma suposta declaração de uma jornalista começou a viralizar online.

Mensagens (inclusive uma compartilhada pelo próprio presidente) apontam que Constança Rezende, jornalista do O Estado de S.Paulo (ou Estadão, se preferir), teria falado que a intenção (com reportagens a respeito do COAF e Queiróz) é arruinar Flávio Bolsonaro e o governo.

Antes de chegar ao Twitter do mandatário máximo da nação, a história fez um longo caminho. Primeiro os áudios foram divulgados (já com a acusação) em sites em francês e em inglês. Depois começou a ser publicada em blogs favoráveis a Bolsonaro aqui do Brasil. A partir daí se espalhou. Leia:

Versão 1: Nossa intenção é destruir o governo Bolsonaro, diz jornalista do Estadão Constança Rezende flagrada em áudio!!! Versão 2: Jornalista do Estadão: a intenção é arruinar Flávio Bolsonaro e o governo.

Versão 3: Constança Rezende, do jornal “O Estado de São Paulo” diz querer arruinar a vida de Flávio Bolsonaro e buscar o Impeachment do Presidente Jair Bolsonaro.  Ela é filha de Chico Otavio, profissional do jornal “O Globo” e “TV Globo.” A Globo e o Estadão querem derrubar o Governo, com chantagens, desinformações e vazamentos.

Constança Rezende, jornalista do Estadão, disse que a intenção é arruinar Bolsonaro?

A história se espalhou muito na internet (muito mesmo). Mas será mesmo que Constança Rezende disse que tem a intenção (ou deseja) arruinar a vida de Flávio Bolsonaro e destruir o governo? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Por mais que a história tenha se espalhado na internet, uma rápida checagem ao tal “áudio bomba” desvendaria todo o mistério. Isso por que (confira aqui) na entrevista, Constança Rezende não diz em momento algum que deseja arruinar Bolsonaro. Também não é encontrado nada a respeito disso na transcrição. Veja o que é escrito em inglês:

And, we are, we are doing only this case, I think my life is destroyed, because… I only do that, I think one third days doing only this case, because, this case can compromated [compromise], can… are ruining Bolsonaro. I think my biggest concern is that think that never will never happen something, about this investigation. It’s a big frustration. For me. Because I think it’s a impeachment case.

E nós estamos há 30 dias só neste caso. Eu acho que a minha vida está destruída. Eu só faço isso. Eu acho que estou há 30 dias neste caso porque ele pode comprometer, pode arruinar Bolsonaro. Minha maior preocupação é que não aconteça nada nesta investigação. É uma grande frustração para mim porque eu acho que é caso de impeachment.

Vamos pensar. Ela fala que a reportagem está “ferrando a vida dela”, que está na reportagem há 30 dias (vale dizer que quem decide isso é o veículo e não o jornalista) porque é algo importante (que pode até derrubar o governo) e que se preocupa que o caso não dê em nada apesar de achar que a história é pesada (algo natural se, de fato, ela descobriu alguma irregularidade). Cadê o trecho que ela diz que “deseja arruinar”? Tudo que vá nesse ponto não passa de ilação.

Depois que a história gerou repercussão, o próprio Estadão contou alguns detalhes sobre a história em seu desmentido (publicado no blog Estadão Verifica) com o título: “Site bolsonarista distorce ‘entrevista’ de repórter do Estadão e promove desinformação”. Para além dos detalhes de como a informação foi obtida (e que podem ser lidos aqui), veja o que foi dito.

Na gravação do diálogo, porém, Constança não fala em “intenção” de arruinar o governo ou o presidente. A conversa, em inglês, tem frases truncadas e com pausas. Apenas trechos selecionados foram divulgados. Em determinado momento, a repórter avalia que “o caso pode comprometer” e “está arruinando Bolsonaro”, mas não relaciona seu trabalho a nenhuma intenção nesse sentido.

O próprio site Mediapart (onde a publicação foi postada pela primeira vez em uma espécie de “espaço do leitor”), reconheceu que a informação é falsa. Por meio do Twitter, a publicação apontou o seguinte:

Mediapart se solidariza com a jornalista @constancarezend, vítima de ameaças. As informações publicadas no “club de Mediapart”, que serviram de base para o tweet de @jairbolsonaro, são falsas. O artigo é de responsabilidade do autor e o blog é independente da redação do jornal.

Resumindo: está evidente que há um racha entre imprensa e governo. Apesar disso, é importante destacar que a informação que aponta que a jornalista do Estadão Constança Rezende disse que pretende arruinar Bolsonaro (ou Flávio) e o governo é falsa. Trata-se de mais uma fala retirada do contexto original, um boato que atinge (por incrível que pareça) até o próprio presidente da República algumas vezes.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

17 comentários em “Constança Rezende, jornalista do Estadão, diz que a intenção é arruinar Bolsonaro #boato

  • 12/03/2019 em 16:56
    Permalink

    Fiquei decepcionado com o site. Ficou estampado na cara de vocês o corporativismo da midia e o desejo de posicionar-se quanto a questão. Não vi isenção

  • 12/03/2019 em 13:08
    Permalink

    Boatos.org não faz checagem verídica de boatos.
    Pega FATOS e tenta transformar em boato!

    Meus pêsames!

  • 12/03/2019 em 12:33
    Permalink

    Vergonha. Um site dedicado a desfazer boatos distorcendo fatos e tentando desdizer o que qualquer um que sabe um pouco de inglês entendeu muito bem.

  • 12/03/2019 em 11:20
    Permalink

    Na verdade o entrevistador no próprio site em francês é quem afirma que ela quer arruinar o governo e busca o impeachment, o que o governo compartilhou é sim verdadeiro e o que concluímos ouvindo os áudios do diálogo é claro e evidente de uma motivação ideológica.

  • 12/03/2019 em 08:56
    Permalink

    Boato!?
    Ah, tá!

    • 13/03/2019 em 18:15
      Permalink

      Decepcionada com esse site, sempre usei como referência contra as Fake News, mas distorcer o texto, e ainda reforçar que o site disse que é falso, MENTIRA, o próprio jornalista investigativo confirmou a veracidade da matéria e desafiou a privarem que era falso!! Vcs nunca mais!!!!!

  • 12/03/2019 em 08:36
    Permalink

    kkk tá na cara que ela quis dizer que está no caso há 30 dias porque ele pode (ele é útil) pra arruinar Bolsonaro.

    • 14/03/2019 em 11:14
      Permalink

      Esse site é farsas não passa de uma arma da esquerda a esconder os fatos reais que aconteceu. . Ninguém aqui e burro em acreditar nesse site mentiroso

  • 12/03/2019 em 04:19
    Permalink

    Vou fazer um post boato do boato

    “É boato que a jornalista quer arruinar Bolsonaro.” #boato

  • 12/03/2019 em 02:03
    Permalink

    Mais um lixo de site! Vai defeder esquerdista na PQP!

  • 11/03/2019 em 23:58
    Permalink

    Até é verdade que ela não falou que tinha a palavra intenção, o que é a base do desmentido. Mas dizer que está há 30 dias porque pode arruinar o Bolsonaro certamente é muito diferente do que se estivesse há tanto tempo nessa investigação porque seria uma grande história, de interesse público… E ainda dizendo que vai ficar muito decepcionada, ou, em outras palavras, pelo que ela mesma disse, se não “arruinar Bolsonaro”. Na verdade, apesar de não ter falado a palavra intenção, das palavras dela se presume que a intenção é essa mesma… Acho que o Bolsonaro não deveria estar onde está, mas que a campanha da grande mídia é muito torpe, não tem dúvida (certamente por questões $$$)

  • 11/03/2019 em 19:59
    Permalink

    Querendo colocar “Panos Quentes”, não é, boatos.org?
    Vejam o “interpretação” do Bernardo Kuster no youtube.
    O que a “moça” pretendia com esta reportagem, senão, atingir o Boolsonaro?

    • 12/03/2019 em 15:48
      Permalink

      Eles não tem capacidade de interpretar textos em português, caro. Imagina em inglês ou francês.

  • 11/03/2019 em 19:51
    Permalink

  • 11/03/2019 em 17:57
    Permalink

    Estou desconfiando que vocês não são confiáveis! Eu ouvi os áudios e num inglês abominável a dita jornalista tentou sim denegrir o Presidente!

    • 12/03/2019 em 18:16
      Permalink

      Há tempo já percebi que aqui só tem notícia tendenciosa e parcial. Sempre pendendo pra esquerda.

    • 12/03/2019 em 19:47
      Permalink

      Fake news! A jornalista é petista e queria derrubar o governo. No Twitter dela está claro. Ou seja, esse site me parece petista também. Não da para confiar, fazendo fake news de uma notícia verdadeira. A mídia está perseguindo Bolsonaro porque ele está cortando as verbas de publicidade… se liga!

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)