Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Paulo Guedes diz que não é justo que idosos gastem o que os jovens produzem #boato

Paulo Guedes diz que não é justo que idosos gastem o que os jovens produzem #boato

Boato – Ministro da Economia Paulo Guedes justificou o fim da aposentadoria dizendo não ser justo que idosos gastem o que jovens produzem.

Nos últimos meses, a discussão envolvendo a reforma da Previdência tem dado muito o que falar no Brasil. De um lado, pessoas que defendem a reforma afirmando que o Estado não possui verba suficiente para garantir a aposentadoria de todos. De outro, tem aqueles que acham a decisão injusta e restritiva.

O fato é que as discussões ainda estão acontecendo e a proposta de reforma deve retornar à pauta da Câmara no próximo ano. O futuro ministro da Economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes, já se manifestou, por exemplo, a favor de um novo modelo de Previdência.

A posicionamento de Guedes fez com que mais uma declaração atribuída a ele surgisse na internet. Segundo publicações que viralizaram em redes sociais, Paulo Guedes teria justificado o “fim da aposentadoria” com uma frase muito polêmica. Guedes teria dito que seria injusto os idosos gastarem o que os jovens brasileiros estariam produzindo. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “JUSTIFICANDO O FIM DA APOSENTADORIA. “Não é justo que os idosos gastem o que os jovens produzem”. Paulo Guedes”. Versão 2: “ALGUÉM ESCLAREÇA ESSA MULA MINISTRO DE CORRUPTO.QUE OS IDOSOS NÃO CONSOMEM O QUE OS JOVENS PRODUZEM, ELES TRABALHARAM E CONTRIBUIRAM DURANTE ANOS, PARA QUE TIVESSEM DIREITO À APOSENTAFORIA.SÓ TEM IMBECIL NO MINISTÉRIO DESSE MONGOLÓIDE”.

Paulo Guedes diz que não é justo que idosos gastem o que os jovens produzem?

A declaração polêmica deixou muita gente intrigada (e revoltada). Afinal de contas, no modelo atual, quem contribuiu com a Previdência durante a vida, teria direito a receber o benefício. Mas será que Paulo Guedes realmente teria causado polêmica ao declarar que idosos não devem gastar o que jovens produzem? A resposta é não e a explicação vem a seguir.

Desde que Jair Bolsonaro venceu as eleições presidenciais, diversas frases atribuídas a Paulo Guedes começaram a pipocar na internet. E tem “declaração” de todo tipo: desde pessoas exaltando a austeridade de Guedes, até pessoas falando que ele não foi lá muito educado com repórteres.

Além disso, a mensagem segue aquele velho roteiro de boatos online: é vaga, não cita fontes confiáveis e possui erros de ortografia. Junte os dois fatos e isso já é motivo suficiente para deixar qualquer um desconfiado.

Ao procurar pela suposta declaração de Guedes (bem polêmica, por sinal), não encontramos nada. Nenhum veículo de informação confiável replicou a história. Vale ressaltar que não faz o menor sentido Paulo Guedes sair em “defesa dos jovens”. Para quem acompanhou as discussões sobre a questão previdenciária, sabe que o “drama” dos governos não está se o jovem trabalha muito ou pouco, mas sim no rombo da Previdência no déficit das contas públicas.

Em resumo: a história que diz que Paulo Guedes afirmou que é injusto que os idosos gastem o que os jovens produzem é falsa. Apesar do futuro ministro da Economia ter proposto um modelo de aposentadoria novo (que ainda não sabemos se vai pegar ou não), ele não disse nada sobre jovens, idosos e aposentadoria. Sendo assim, #boato. Não compartilhe!

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.