Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Texto “Chapéu de Flor” não é de autoria do escritor Mário Quintana

Texto “Chapéu de Flor” não é de autoria do escritor Mário Quintana

Mário Quintana é o autor do texto Chapéu de flor sobre mulheres e suas idades, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O texto “Chapéu de Flor”, que fala sobre as mulheres e suas idades, é de autoria de Mário Quintana

Análise

Figura célebre da literatura brasileira, o escritor gaúcho Mário Quintana continua sendo sucesso em redes sociais por alguns dos seus textos. É uma pena que nem todos são mesmo dele.

Volta e meia, um texto com o título Chapéu de Flor, que fala dos estágios da vida da mulher, circula na internet com a assinatura de Mário Quintana. Leia uma das versões do texto que circula online:

CHAPÉU DE FLOR Aos 20 anos: Ela olha pra si mesma e se vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, cabelo muito liso, muito encaracolado, decide sair, mas vai sofrendo. Aos 30 anos: Ela olha pra si mesma e se vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, cabelo muito liso, muito encaracolado, mas decide que agora não tem tempo pra consertar; então vai sair assim mesmo.

Vídeo: é falso que Quiz do Pix dê R$ 150 para quem compartilhar no WhatsApp

Aos 40 anos: Ela olha pra si mesma e se vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, cabelo muito liso, muito encaracolado, mas diz: pelo menos eu sou uma boa pessoa, e sai mesmo assim. Aos 50 anos: Ela olha pra si mesma e se vê como é. Sai e vai pra onde ela bem entender. Aos 60 anos: Ela se olha e lembra de todas as pessoas que não podem mais se olhar no espelho. Sai de casa e conquista o mundo.

Aos 70 anos: Ela olha pra si mesma e vê sabedoria, risos, habilidades. Sai para o mundo e aproveita a vida. Aos 80 anos: Ela não se incomoda mais em se olhar. Põe simplesmente um chapéu de flor e vai se divertir com o mundo. Talvez devêssemos pôr aquele chapéu de flor mais cedo! Mário Quintana Trecho “Chapéu de Flor” Feliz Mês da mulher!

Checagem

O texto tem lá seu valor e, por isso mesmo, devemos dar o crédito certo a ele. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Mário Quintana escreveu o texto Chapéu de Flor? 2) Quem é o autor do texto Chapéu de Flor? 3) Há exemplos de outros textos falsamente atribuídos a Mário Quintana?

É verdade que Mário Quintana escreveu o texto Chapéu de Flor?

Não. Assim como outras tantas fake news na internet, o texto surgiu com outras autorias e até anônimo até ser viralizado como de Mário Quintana. Ao buscar por qualquer registro de que o autor tenha escrito o texto “Chapéu de Flor”, nada encontramos. Além disso, o autor do texto é outro.

Quem é o autor do texto Chapéu de Flor?

Não é autor. É autora. O texto, na realidade, é uma tradução de artigo em inglês que se chama Purple Hat (chapéu roxo). A autora é Erma Bombeck, que escrevia colunas satíricas em diversos jornais.

Uma curiosidade, o texto não é limitado da faixa etária entre 20 e 70 anos. No original, as visões começam aos três anos (quando a mulher se acha uma rainha) e passa pelos 8 anos (sendo Cinderella) e aos 15 anos (como “A irmã feia” da Cinderella) antes de chegar aos 20 anos.

Há exemplos de outros textos falsamente atribuídos a Mário Quintana?

Sim. No Boatos.org, já desmentimos, por exemplo, fake news que apontavam para um texto chamado “Deixem-me Envelhecer” (sobre a velhice tranquila) e “Se For” (sobre coisas da vida). De bônus, desmentimos uma história que apontava que o ex-jogador Falcão o salvou. 

Conclusão

Fake news ❌

O texto que está circulando na internet e aponta para as “idades das mulheres” não é de Mário Quintana. O texto “Chapéu de Flor” nada tem a ver com o escritor gaúcho e sequer é de autoria de um brasileiro.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).