Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Texto “Se For”, sobre o ano novo, não é de autoria de Mário Quintana

Texto “Se For”, sobre o ano novo, não é de autoria de Mário Quintana

Mário Quintana escreveu texto Se for sobre o ano novo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O escritor Mário Quintana escreveu um texto com o título “Se for” sobre o ano novo e desejos para uma nova era. 

Análise

Esta será muito provavelmente a última checagem de 2023 do Boatos.org (apesar disso, temos uma intuição que você pode vir a ler este texto antes do ano novo de 2025, 2026 etc.). O tema é, justamente, ano novo.

Trata-se de um texto que está circulando em redes sociais neste último dia do ano e aponta para algo que teria sido escrito pelo célebre escrito Mário Quintana. O texto aponta para dicas que visam uma vida melhor em 2024. Leia:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

SE FOR … (Mário Quintana) Se for pra esquentar, que seja no sol.. Se for pra enganar, que seja o estomago.. Se for pra chorar, que se chore de alegria. Se for pra mentir, que seja a idade.. Se for pra roubar, que se roube um beijo.. Se for pra perder, que seja o medo.. Se for para cair, que seja na gandaia.. Se existir guerra, que seja de travesseiros.. Se existir fome, que seja de amor.. Se for pra ser feliz…que seja o tempo todo !!!! Que seja desse jeito. Feliz ano novo!

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O texto de nome “Se For” é de autoria do escritor Mário Quintana? 2) Quem é o autor do texto “Se For”, atribuído a Mário Quintana? 3) Há outras fakes de textos atribuídos a ele?

O texto de nome “Se For” é de autoria do escritor Mário Quintana?

Não é. Não há qualquer poema ou crônica ou obra com o nome similar a esse atribuído ao escritor gaúcho Mário Quintana. Esta publicação do site Recanto das Letras aponta, inclusive, para o texto entre uma lista de conteúdos falsamente atribuídos a Mário Quintana. Além disso, a cronologia da publicação já começa a entregar a farsa.

Quem é o autor do texto “Se For”, atribuído a Mário Quintana?

Não é possível dizer quem é o autor do texto. Assim como inúmeros outros textos falsos que circulam na internet, a mensagem falsa começou a circular de forma anônima e ganhou a autoria de Mário Quintana (assim como já ocorreu em outros casos).

Há outras fakes de textos atribuídos a ele?

Já desmentimos histórias falsas que apontavam, por exemplo, que o texto chamado “Deixem-me envelhecer” seria dele. Além disso, já desmentimos uma história falsa que apontava que o ex-jogador Falcão havia o salvo de um despejo. 

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o texto “Se For” seja de autoria de Mário Quintana. Trata-se de mais uma fake news envolvendo autoria de textos, desta vez citando o ano novo.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)