Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > L’altra par é um filme egípcio que ganhou o Festival de Cinema de Veneza #boato

L’altra par é um filme egípcio que ganhou o Festival de Cinema de Veneza #boato

L'altra par é um filme egípcio que ganhou o Festival de Cinema de Veneza, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O L’altra par é um filme egípcio de 3 minutos que ganhou o prêmio de melhor curta metragem no Festival de Cinema de Veneza.

A questão da tecnologia tem sido muito tratada na mídia, principalmente com o aumento do uso da inteligência artificial. Em meio a isso, um vídeo aponta para o que seria uma “denúncia” do que poderia ocorrer no futuro.

No vídeo, que é uma animação, as pessoas parecem estar vidradas em seus telefones celulares, não dão atenção para outras pessoas e caem em abismos. Junto ao vídeo, há legendas que apontam que seriam do filme L’altra par, que a película seria egípcia e teria ganho o prêmio de melhor curta metragem no Festival de Cinema de Veneza. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

O filme egípcio “L’altra par” dura apenas 3 minutos e ganhou o prêmio de melhor curta metragem no festival de cinema de Veneza. O diretor tem apenas 20 anos. O filme ilustra como as pessoas se isolam na tecnologia e perdem a convivência humana.

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Assista o video👇 e reflita um pouco sobre uma frase que tenho repetido em livros, artigos, palestras e reuniões:”Quanto mais sofisticada a tecnologia, maior a oportunidade (hoje desperdiçada) do contato humano!”

Análise da mensagem que circula online

Assim como uma clássica fake news, a mensagem (que vimos circular por redes sociais como o Twitter, Facebook, TikTok e WhatsApp) tem características de fake news como caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem a história.

Não é de hoje que histórias falsas sobre “filmes, clipes e etc.” circulam na internet. Já desmentimos, por exemplo, informações erradas sobre filmes de nome Sorry, Variante Ômicron e Question Of Truth.

A checagem vai responder (como temos feito) a três questionamentos. O primeiro é se o vídeo em questão é de um filme chamado L’altra par. O segundo é se o filme ganhou o Festival de Veneza de cinema. O terceiro é se existe algum filme chamado L’altra par.

O vídeo em questão é de um filme chamado L’altra par?

Não é. Na realidade, o vídeo em questão é de um clipe musical de Moby e Void Pacific Choir com a música Are You Lost in the World Like Me?. A animação foi feita por um artista chamado Steve Cutts, de Londres.

O filme ganhou o Festival de Veneza de cinema?

Apesar da mensagem polêmica (e bem assustadora), o filme não ganhou o Festival de Cinema de Veneza. Tampouco há qualquer filme premiado no festival em questão chamado L’altra par.

Existe algum filme chamado L’altra par?

Aliás, não existe qualquer filme chamado L’altra par. A palavra não significa nada em árabe. Ao colocar no Google Translate, percebemos que o único idioma detectado é catalão. E a palavra significa “o outro par”.

Resumindo: nem há qualquer filme egípcio chamado L’altra par, nem ele ganhou o festival de Veneza e tampouco o clipe tem este nome. O vídeo é de um clipe do cantor Moby e a mensagem é mais uma fake news que viralizou online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm