Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Fátima Bernardes questiona se houve excesso da polícia na morte de Lázaro Barbosa #boato

Fátima Bernardes questiona se houve excesso da polícia na morte de Lázaro Barbosa #boato

Fátima Bernardes questiona se houve excesso da polícia na morte de Lázaro Barbosa, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Tarja no programa de Fátima Bernardes pergunta se polícia cometeu excessos para deter o criminoso Lázaro Barbosa. 

Chegou ao fim uma das buscas policiais mais acompanhadas nos últimos anos. Lázaro Barbosa, responsável pela morte de uma família em Ceilândia (DF), foi morto pela polícia após uma troca de tiros.

Lázaro Barbosa passou 20 dias fugindo da polícia após o crime. Ele ainda é investigado por outras 30 mortes em Goiás, Bahia e Distrito Federal. E ao longo das buscas, as fake news, infelizmente, também se fizeram presentes. Mesmo com a morte de Lázaro, elas não chegaram ao fim.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com ela, a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes teria questionado, durante seu programa, se a polícia não teria cometido excessos para deter Lázaro Barbosa. Segundo a história, o questionamento teria sido feito em uma tarja ao vivo. “Violência policial. Houve excesso da polícia na execução de Lázaro?”, diz a tarja.

Fátima Bernardes questiona se houve excesso da polícia na morte de Lázaro Barbosa?

A informação repercutiu de forma bastante negativa nas redes sociais, especialmente, no Facebook. Entretanto, a história não tem nada de real. A explicação fica por conta da origem da imagem.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Basta olhar para a publicação para perceber que ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Como mencionamos acima, fake news sobre o caso Lázaro não são novidade na internet. A equipe do Botos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Boulos teria afirmado que perseguição a Lázaro Barbosa seria racismo estrutural. Também a que afirmava que Lázaro teria fugido para outros estados e, por fim, a que apontava que Lázaro Barbosa seria filiado ao PT e teria posado para foto junto com o ex-presidente Lula.

Ao analisar a imagem que está circulando nas redes sociais, descobrimos que ela foi editada. Como é possível ver, no dia 28 de junho de 2021, data da morte de Lázaro Barbosa, a apresentadora Fátima Bernardes usava uma camiseta cinza com a estampa de um arco-íris e uma saia longa com linhas também coloridas. Além disso, a apresentadora estava de cabelo preso.

Ao fazer a busca reversa da imagem usada na história de hoje, descobrimos que ela foi retirada do programa Encontro, exibido no dia 4 de janeiro de 2021. Na oportunidade, a apresentadora Fátima Bernardes voltava ao comando da atração, após ficar um mês afastada para tratar de um câncer de útero. É possível observar que as cores da tarja na montagem são diferentes da original.

Se isso não bastasse, a própria apresentadora decidiu comentar o caso depois da enorme repercussão da fake news. Em sua página oficial no Instagram, Fátima afirmou que não fez tal declaração e que a imagem trata-se de uma edição. A apresentadora também pediu para que as pessoas não divulguem a história falsa e se informem.

Por fim, o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, citado em algumas versões como fonte da informação, foi amplamente criticado nas redes sociais pela publicação da fake news. O tuíte utilizado como base para a publicação de Abraham Weintraub, inclusive, foi excluído da plataforma.

Em resumo: a história que diz que Fátima Bernardes questionou a polícia sobre excesso para deter Lázaro Barbosa é falsa! A imagem usada como prova, na realidade, é uma montagem. Na data da morte de Lázaro, Fátima usava uma camiseta com uma estampa de arco-íris, uma saia longa com listras coloridas e cabelo preso. A foto editada é do programa Encontro, exibido no dia 4 de janeiro de 2021. Por fim, a própria apresentadora desmentiu a informação em suas redes sociais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso