Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Lázaro fugiu de caminhão em direção a MG, MS, PE e outros estados #boato

Lázaro fugiu de caminhão em direção a MG, MS, PE e outros estados #boato

Lázaro fugiu de caminhão em direção a MG, MS, PE e outros estados, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Polícia de Goiás e DF afirmaram que o serial killer Lázaro Barbosa fugiu de caminhão para outros estados brasileiros. G1 noticiou que ele fugiu para Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e outros locais.

O caso Lázaro Barbosa tem ocupado boa parte da pauta sensacionalista de TVs e, nos últimos dias, também tem ocupado boa parte das pautas das fake news na internet. O último “causo” sobre o chamado (até de forma errônea) “serial killer” aponta que ele teria “fugido” do estado de Goiás em um caminhão.

Mensagens que circulam online apontam que Lázaro Barbosa teria “fugido em um caminhão”, que a Polícia de Goiás e do Distrito Federal teriam informado isso e que o portal G1 havia noticiado a história. A única coisa que variava entre as informações era o “estado destino”. Em nossas checagens, vimos versões da história que falava de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, São Paulo, Bahia, Paraná, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e outros. Veja duas versões da história:

Versão 1: A Polícia do Goiás afirmou que Lázaro fugiu em direção à MINAS GERAIS, região do Caparaó, num caminhão que transportava adubo. Segundo populares o caminhão foi visto próximo ao município de Manhumirim. Versão 2: A Polícia do DF e de Goiás diz que Lázaro escapou em direção ao Piauí em um caminhão que segundo a polícia transporta vendedores de redes já estão na cola dele e segundo populares foi visto próximo a Cocal de telha . *CUIDADO*

Lázaro fugiu de caminhão em direção a MG, MS, PE e outros estados?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Principalmente pelo WhatsApp, a mensagem se espalhou com muita força entre pessoas de muitos estados (cada um com a sua versão). Porém, a tese de que Lázaro Barbosa fugiu de caminhão de Goiás, que a polícia do DF e de Goiás avisou sobre isso ou que, ainda, o G1 noticiou o assunto.

Na realidade, a farsa é desvendada por dois pontos. O primeiro está em uma busca nas fontes apresentadas na mensagem: a polícia de Goiás (e, em alguns casos, do Distrito Federal) e o portal G1. Não há qualquer informação sobre Lázaro Barbosa ter fugido em um caminhão ou mesmo tenha saído de Goiás.

A polícia tem mantido sigilo sobre o caso, mas as últimas informações dão conta de que há cercos na região de Cocalzinho de Goiás e Águas Lindas de Goiás (ambas cidades no entorno do Distrito Federal). Ou seja: não há nenhuma informação oficial que aponte que ele tenha saído do estado.

O segundo ponto está na estrutura da mensagem. Na realidade, trata-se de uma nova versão da “pegadinha” (de péssimo gosto, aliás) que usa a imagem do deputado federal e humorista Tiririca. Isso porque o link do G1 serve apenas para dar um tumbnail (imagem que aparece em redes sociais) na mensagem e esconder uma foto com os dizeres “É mentira, abestado”.

Já desmentimos diversas histórias que utilizam a mesma estrutura de texto. Só para citar alguns exemplos: que Bolsonaro renunciou em meio à pandemia, que as eleições foram anuladas em 2020 e que a Lei Seca foi anunciada em diversos estados. Veja um vídeo que fala sobre o assunto:

Resumindo: a história que aponta que Lázaro Barbosa fugiu em um caminhão para estados como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e outros é falsa. A mensagem que está circulando é uma brincadeira de péssimo gosto que usa a imagem de Tiririca e o nome do portal G1.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: