Lázaro Barbosa aparece em foto com Lula e é filiado ao PT #boato

Boato – Lázaro Barbosa foi flagrado em uma foto com o ex-presidente Lula. O “serial killer” é, na verdade, petista.

Sempre que crimes chocam a sociedade brasileira, não demora muito para aparecer aquele tipo de boato que aponta que “fulano” é filiado a algum partido (normalmente, esse boato cita partidos de esquerda, mas há exceções). Com o caso de Lázaro Barbosa, chamado de “serial killer”, não seria diferente.

Além de mensagens que apontam que ele seria filiado ao PT, uma imagem em que ele estaria junto ao ex-presidente Lula tem circulado na internet junto com a informação de que eles teriam uma “relação bem próxima”. Leia a mensagem que circula online e tem se espalhado (junto com a foto), principalmente, no WhatsApp:

O serial killer Lázaro que está foragido em Goiás não só era petista, como tinha uma relação bem próxima com o ex presidente Lula. Pessoas afirmam que Lula teria namorado a mãe de Lázaro enquanto era presidente.

Lázaro Barbosa aparece em foto com o ex-presidente Lula?

Não demorou muito para a mensagem se espalhar em grupos bolsonaristas. Porém, não é verdade que o ex-presidente Lula tenha uma “ligação com Lázaro Barbosa” e tampouco que a imagem em questão é real.

Parece bobo que boatos facilmente “desmentíveis” sejam espalhados pela internet como forma de ataques a grupos políticos. Porém, não se engane: até esse tipo de boato pode ter consequências na desinformação. Não no caso citado em si, mas na criação de gatilhos cognitivos que relacionam figuras (no caso da de hoje, Lázaro e Lula).

Falando do caso em si, as mensagens já entregam a balela. Elas têm características de boatos online como serem vagas, alarmistas, com erros de português e não citarem qualquer fonte confiável que comprove que Lula tenha ligação com Lázaro Barbos.

Como falamos anteriormente, não é de hoje que fotos de figuras que cometeram crimes são colocadas ao lado de políticos. Já desmentimos mensagens falsas que falavam, por exemplo, do irmão de Adelio com Lula, do sargento preso por tráfico com Lula ou de um suspeito pela morte de Marielle com Bolsonaro.

Ao fazer uma busca interna pela imagem que supostamente mostraria o “serial killer” com Lula, chegamos a uma foto do ex-presidente com estudantes brasileiros de medicina em Cuba. A imagem é de 2014 e a foto de Lázaro foi, por assim dizer, inserida digitalmente (de forma bem tosca).

Vale apontar que consultamos se Lázaro Barbosa seria “filiado ao PT” em estados como Goiás, Bahia e Distrito Federal e, como imaginávamos, o nome dele não constava como filiado.

Além de Lázaro Barbosa, ao contrário do que apontam as mensagens que circulam online, não ser “ligado ao PT”, a foto que mostraria ele com Lula não passa de uma montagem (das mais toscas) que circulam na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet