Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Disney vai disponibilizar clínicas para ajudar crianças transgêneros a fazer a transição #boato

Disney vai disponibilizar clínicas para ajudar crianças transgêneros a fazer a transição #boato

Disney vai disponibilizar clínicas para ajudar crianças transgêneros a fazer a transição, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Disney vai ajudar crianças transgêneros, disponibilizando clínicas para elas realizarem a transição de gênero

  Introdução

O mundo da Disney permeia o imaginário de diversas pessoas, especialmente as que foram crianças nos anos de ouro da empresa. O primeiro filme lançado pela Disney foi Branca de Neve e os Sete Anões, em 1937.

Depois disso, a empresa emplacou outros sucessos, como Pinóquio, Dumbo, Cinderela e Alice no País das Maravilhas. Já nos anos 2000, a Disney ficou conhecida por alguns remakes e o lançamento de filmes mais inclusivos, como A Pequena Sereia, que trouxe a protagonista Ariel negra, e Lightyear, que mostra um beijo gay entre duas personagens.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, a Disney estaria envolvida em um novo projeto. Segundo a história, a Disney estaria disponibilizando clínicas para crianças transgêneros, com o intuito de ajudar na transição de gênero. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

“Não é aquele lugar fofo que todo mundo ama?? Fonte :SELVA e AÇO A Disney vai disponibilizar clínicas para “ajudar” crianças transgêneros a fazer a transição!!!”.

  Análise

A história circulou muito nas redes sociais, principalmente, no Twitter. Mas, no Brasil, o conteúdo também foi amplamente comentado e compartilhado em grupos conspiracionistas, bolsonaristas e intervencionistas. Por fim, a história também circulou bastante em páginas em inglês.

A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras histórias falsas sobre o assunto aqui, aqui e aqui. No geral, esse tipo de história tenta disseminar uma ideia equivocada de que a ideologia de gênero existe e estaria prestes a atingir crianças e adolescentes.

A partir daí, algumas perguntas suscitaram, como a Disney vai mesmo disponibilizar clínicas para crianças transgêneros fazerem a transição? De onde saiu o vídeo? E a Disney incentiva que crianças virem transgêneros?

Checagem

A Disney vai disponibilizar as clínicas para crianças transgêneros fazerem a transição?

Não. Além de não existir nenhum anúncio por parte da Disney ou notícia sobre o assunto, a história já foi desmentida em sites de fact-checking em inglês. De acordo com o site Politi Fact, a Disney não emitiu nenhum comunicado sobre o assunto e também não existem informações sobre o assunto.

De onde saiu o vídeo?

O vídeo, na realidade, é uma gravação de um humorista conservador dos Estados Unidos. Segundo o serviço de checagem do USA Today, o homem que aparece nas imagens é o humorista Mark Dice. De acordo com a página, Dice costuma participar das reuniões do conselho local e faz sátiras de causas liberais.

A Disney incentiva que crianças virem transgêneros?

Definitivamente, não! Apesar da Disney ter lançado filmes mais inclusivos nos últimos anos, inclusive, com personagens LGBTQIAPN+, a empresa não está forçando crianças e adolescentes a serem transgêneros. Na realidade, esses lançamentos mostram que a iniciativa da empresa é ensinar as pessoas a respeitarem as minorias.

Conclusão

Fake news 👎❌

A história de que a Disney estaria disponibilizando clínicas para crianças transgêneros realizarem a transição de gênero é falsa! Não existe nenhum comunicado por parte da Disney e nem mesmo notícias sobre o assunto. Além disso, o vídeo usado como prova mostra o comediante conservador Mark Dice. Nas imagens, Dice aparece fazendo uma sátira de uma pauta liberal. E nada do que ele diz no vídeo é verdade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm