Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Cotiplás lançou boneca trans (com vestido e “piu-piu”) para fortalecer “ideologia de gênero” #boato

Cotiplás lançou boneca trans (com vestido e “piu-piu”) para fortalecer “ideologia de gênero” #boato

Cotiplás lançou boneca trans (com vestido e “piu-piu”) para fortalecer “ideologia de gênero”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A empresa Cotiplás resolveu lançar uma boneca para impor a ideologia de gênero nas crianças. Trata-se de uma boneca transexual que tem “piu-piu” e vestido. Vídeo é a prova de tudo.

Não é de hoje que a imposição da chamada “ideologia de gênero” (algo inventado, por sinal, por reacionários) vira pauta de fake news na internet. Da chamada “mamadeira de p…” até o “kit gay das escolas”, o que não falta é invenção para angariar votos de conservadores inocentes. Em mais um novo capítulo desta história, a empresa atacada é a Cotiplás, indústria que fabrica brinquedos.

Mensagens que circulam no WhatsApp, Facebook, Twitter e outras redes sociais apontam que a Cotiplás resolveu colocar em prática um plano para converter as crianças à “ideologia de gênero”. Se trata da criação de um modelo de boneca travesti ou transexual.

A prova “do crime” seria um vídeo no qual uma mulher que não se identifica diz que a “filha de uma amiga ganhou da tia” uma boneca “menina”, com vestido e tudo. Porém, a boneca tinha, nas palavras da senhora em questão, “piu-piu e ânus”. Ou seja: é uma boneca do sexo masculino com roupas de menina.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

No vídeo, a mulher ainda fala em ideologia de gênero, absurdo e conta que a menina, agora, está “perturbada” e não sabe mais quem tem “piu-piu” ou quem tem “leleca”. Junto ao relato, há mensagens denunciando a empresa Cotiplás (mostrada como a fabricante da boneca no vídeo) como autora da boneca trans. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Você já viu a boneca da Cotiplás que estão enganando as famílias. Que tem ânus e pênis Versão 2: ATENÇÃO PAIS, CRIANÇAS ESTÃO EM PERIGO CONSTANTEMENTE PROTEJAM SEUS FILHOS DA IDEOLOGIA DE GÊNERO! #ForaCotiplas Versão 3: Não comprem PRODUTOS da marca Cotiplás ! Assistam ao vídeo e veja a perturbação ocasionada a uma criança de 6 anos! Ela é da Cotiplás.

Versão 4: Essa Cotiplas não tem vergonha na cara, fazendo brinquedos…. bonecas com vestidos e qdo a criança tira a roupa tem um peruzinho e anus…. Vamos banir esses criminosos.. #FORACOTIPLASBRINQUEDOS Versão 5: A desgraça da ideologia de gênero , continua na calada A marca dessa boneca que está no vestido dela é cotiplas. Versão 6: Algum cristão é a favor disso??? Vejam essa fábrica brasileira de bonecas cotiplas, boneca com P… E SACO????

Cotiplás lançou boneca trans (com vestido e “piu-piu”) para fortalecer “ideologia de gênero”?

Não demorou muito para a mensagem se espalhar em redes sociais de pessoas ditas conservadoras. Porém, não é verdade que a Cotiplás está lançando uma boneca transexual ou travesti para levar a ideologia de gênero às crianças.

Além do que já falamos (do histórico de boatos deste naipe que circula na internet), a mensagem em questão tem algumas características de boatos online como o a caráter alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem o tal “lançamento” e usa “como base algo que sequer existe: a chamada ideologia de gênero. Há algum tempo explicamos a história da terminologia. Veja o que foi escrito:

Bem, se isso não fosse o suficiente, essa história de que o PSOL quer implementar a “ideologia de gênero” já é antiga e não tem nada de verdade. Primeiro, porque o termo “ideologia de gênero”, além de errado, é preconceituoso. Segundo, porque o termo surgiu de uma ideia delirante de alas conservadoras que acreditam que, ao falar sobre questões de gênero e orientação sexual, crianças e adolescentes pudessem ser influenciados a serem homossexuais ou transexuais (como se isso fosse possível!). O termo começou a ser utilizado no final dos anos 1990 e ganhou força ao longo das eleições de 2018. Estudiosos afirmam que o uso do termo tem como objetivo assustar a sociedade, causando um “pânico moral”, e que ele não tem reconhecimento algum dentro da Ciência.

A partir do briefing, resolvemos buscar por mais detalhes sobre a tal história. Além de não achar nenhum lançamento da Cotiplás relacionada à tal “boneca trans”, achamos um desmentido por parte da própria empresa. Veja o que foi escrito nas redes sociais depois que a história começou a circular:

ATENÇÃO NOTA DE ESCLARECIMENTO/REPÚDIO A “COTIPLÁS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ARTEFATOS PLÁSTICOS LTDA”, por intermédio de sua diretoria executiva, vem, através desta NOTA DE ESCLARECIMENTO, manifestar REPÚDIO aos ataques com notícias falsas envolvendo, de forma difamatória, o nome e marca da empresa. Os vídeos divulgados em publicação nas redes sociais e circulados por aplicativo de “Whatsapp” envolvendo a marca da Cotiplás, além de absurdos, desrespeitosos e mentirosos, ferem a reputação, honra e integridade moral da empresa.

A Cotiplás não fabrica e/ou comercializa qualquer produto/boneca contendo as discrições físicas noticiadas falsamente no vídeo, apenas e tão somente o vestido que maliciosamente fora alocado na boneca, induzindo em erro o público consumidor com as chamadas “fake news”. Destaque-se, por oportuno, que a Cotiplás é uma empresa sedimentada no mercado infantil há mais de 40 (quarenta) anos, constituída dentro dos parâmetros legais, bem como produzindo com excelência brinquedos que aprimoram o desenvolvimento afetivo e intelectual de todas as crianças, sobretudo no que diz respeito aos direitos de proteção e não discriminação das crianças e adolescentes.

A Cotiplás lamenta profundamente a disseminação de notícias falsas a seu respeito, de modo que a diretoria executiva tomará todas as medidas cabíveis de investigação e punição dos verdadeiros responsáveis pela autoria e disseminação desta fake news. Respeitosamente, COTIPLÁS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ARTEFATOS PLÁSTICOS LTDA Diretoria Executiva

De fato, não é possível aferir se houve um erro (da mulher que gravou, da “amiga” ou mesmo de alguém na hora da montagem da boneca na fábrica) na hora da apresentação do vídeo. Nem mesmo a pessoa do vídeo conseguirá provar nada. Porém, é possível apontar que a empresa em questão “não lançou” uma boneca trans.

Resumindo: é falso que a Cotiplás resolveu lançar uma linha de bonecas transexuais ou travestis. De acordo com a própria empresa, o modelo que está sendo mostrado no vídeo é de um boneco “menino” com a roupa de uma boneca da marca.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: