Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Cantores sertanejos como Chitãozinho & Xororó, Daniel e Michel Teló gravam (com outros artistas) música A Nossa Voz para campanha de Lula #boato

Cantores sertanejos como Chitãozinho & Xororó, Daniel e Michel Teló gravam (com outros artistas) música A Nossa Voz para campanha de Lula #boato

Cantores sertanejos como Chitãozinho & Xororó, Daniel e Michel Teló gravam (com outros artistas) música A Nossa Voz para campanha de Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Chitãozinho & Xororó, Daniel, Luan Santana e Michel Teló gravam música “A Nossa Voz”, com outros sertanejos, para campanha de Lula. 

Em meio a mais um processo eleitoral, o que não faltam são jingles, memes e apoio de diversos artistas aos candidatos. Nos últimos anos, muitos famosos perceberam a importância de se posicionar politicamente sobre os mais variados temas.

E nas eleições 2022 não poderia ser diferente. Com a polarização política ainda em alta, muitos artistas tornam seus posicionamentos políticos públicos como forma de monetizar e atrair mais seguidores.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, diversos cantores sertanejos, como Chitãozinho & Xororó, Daniel, Paula Fernandes, Luan Santana e Michel Teló, teriam gravado a música “A Nossa Voz” para a campanha eleitoral de Lula. Segundo a publicação, a prova seria um vídeo do suposto clipe da canção. Confira:

Versão 1: “Dica de sertanejos para nunca mais escutar: Chitãozinho e Xororo, Daniel, Paula Fernandes, Michel Telo, Marcos e Belutti, Luan Santana, estão no clipe da campanha do Lula”. Versão 2: “*DECEPÇÃO E TRAIÇÃO NO MUNDO SERTANEJO !* Chitão e Xororó, Sandy e Júnior, Família Lima, Daniel, Michel Teló, Marcos e Beluti, Paula Fernandes, Luan Santana, Tiaguinho, se uniram aos cantores petistas Ivete Zangalo, Gilberto Gil, J Quest e outros e declararam voto e apoio incondicional ao maior ladrão que já passou pela Presidencia do Brasil, LULA DA SILVA. Os demais sertanejos e o Agronegócio estão indignados! Todos sempre disseram que 90% de seus shows são realizados em festas do Agro, Exposições Agro Pecuaria e Peão Boiadeiro Brasil afora. Com certeza a receita desses traidores caírão drasticamente, pois jamais farão seus shows ligados à esse segmento. Vejam o vídeo abaixo”.

Cantores sertanejos como Chitãozinho & Xororó, Daniel e Michel Teló gravam (com outros artistas) música A Nossa Voz para campanha de Lula?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook, e deixou muitas pessoas revoltadas. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e pela origem do vídeo.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, completamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, em períodos eleitorais, o que não faltam são histórias falsas que apontam supostos apoios políticos por parte de artistas e famosos. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Roberto Carlos teria apoiado Bolsonaro e dito que PT não poderia voltar ao poder. Também a que indicava que Led Zeppelin teria feito uma música com trecho sobre “voto no Lula” e, por fim, a que apontava que Sandy teria apoiado Bolsonaro, em 2018, e concordado com ele.

Ao pesquisar mais sobre o assunto, descobrimos que a história de hoje já circula desde 2018 na internet. Se isso não bastasse, ela é totalmente falsa. A música não tem nenhuma ligação com o candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

Ainda em 2018, o projeto Amigos do Bem, escolhido para receber os recursos gerados pela visualização do clipe, desmentiu toda a história. Na oportunidade, eles explicaram que a canção foi gravada por diversos artistas que abriram mão de seus cachês. O projeto Amigos do Bem explicou que a música é um movimento apartidário. De acordo com o Projeto Comprova, a música foi idealizada pela dupla Chitãozinho & Xororó. Ainda segundo o Projeto Comprova, as imagens de Lula usadas no clipe se tratam de uma montagem. Elas foram retiradas do jingle da campanha oficial de Lula, em 2018.

Por fim, a música foi lançada em agosto de 2018 e conta com uma lista grande de artistas: Chitãozinho & Xororó, Paulo Miklos, Thiaguinho, Luan Santana, Michel Teló, Gilberto Gil, Sandy, Andreas Kisser, Família Lima, Marcos & Belutti, Alcione, Paula Fernandes, Toni Garrido, Karol Conka, Projota, Negra Li, Rappin Hood, Seu Jorge, Ivete Sangalo, Rogério Flausino, Maria Gadú, Junior Lima, Caetano Veloso, Elba Ramalho, Daniel, Tonny & Kleber e Allison Lima. E como é possível perceber, a canção foi gravada com fins filantrópicos.

Em resumo: a história que diz que sertanejos como Chitãozinho & Xororó, Daniel e Michel Teló gravaram a música “A Nossa Voz” para a campanha eleitoral de Lula é falsa! A história não é verdadeira. Ela já circula na internet desde 2018, data do lançamento da canção. Além disso, a música não tem nada a ver com Lula. Ela foi idealizada pela dupla Chitãozinho & Xororó. Um pouco antes de lançarem a música, eles escolheram um projeto social para receber todos os recursos gerados pela visualização do clipe. Nenhum dos artistas que participou da canção recebeu cachê. Já as imagens de Lula no vídeo que circula na internet não passa de uma montagem. Algumas pessoas misturaram imagens do clipe oficial da música com imagens da campanha oficial de Lula, em 2018. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso