Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Bell Marques fala sobre coronavírus para Rui Costa e políticos da China durante carnaval de 2020 #boato

Bell Marques fala sobre coronavírus para Rui Costa e políticos da China durante carnaval de 2020 #boato

Bell Marques fala sobre coronavírus para Rui Costa e políticos da China durante carnaval de 2020, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o músico Bell Marques falando sobre o coronavírus para o governador de Bahia Rui Costa e membros do Partido Comunista Chinês durante carnaval de 2020.

Com o número crescente de casos de Covid-19, o número de informações absurdas relacionadas ao assunto tem aumentado na internet. A última delas aponta para uma teoria conspiratória que envolve o governador da Bahia, políticos da China e o carnaval de 2020.

Um vídeo que circula na internet aponta que o músico Bell Marques teria avisado Rui Costa e membros do Partido Comunista Chinês sobre o coronavírus durante apresentação no carnaval de 2020. Leia a mensagem que circula online:

Negócio da China! Realmente a internet veio para nos libertar !!! Olhem o vídeo que acharam !!! Governador da Bahia Rui Costa – PT, curtindo o carnaval junto com a cúpula do partido comunista chinês em Salvador !!! Notem que o cantor Bell Marques fala que com ele estamos preparados pra enfrentar esse vírus, e manda um abraço pro embaixador da China !!!

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Bell Marques fala sobre coronavírus para Rui Costa e políticos da China durante carnaval de 2020?

O vídeo circulou com muita força na internet e alimentou diversas teorias conspiratórias. Mas será mesmo que o tal “alerta” de Bell Marques (e todo resto do contexto pelo vídeo) é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A mensagem, por si só, já nos ajudou a deixar desconfiados. Isso porque ela tem algumas características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis. Para além disso, boatos de vídeos retirados de contexto têm sido comuns na internet. Já falamos, por exemplo de um vídeo que teria sido gravado por uma enfermeira demitida, de agressões na Turquia, de máscaras da China contaminadas, entre outros.

Já desconfiados, resolvemos buscar mais detalhes a respeito do assunto. Não demorou muito para descobrirmos que há diversos erros na mensagem. O primeiro deles é relacionado à data do vídeo.

Ao contrário do que aponta a mensagem, a filmagem não é do carnaval de 2020. Como mostra esse vídeo, publicado pelo próprio canal do YouTube do governo da Bahia (com o título “Chineses acompanham Carnaval com o governador Rui Costa”), a filmagem é do carnaval de 2017.

Com isso, chegamos ao “segundo erro”. Como o vídeo é de 2017, não é possível (ou é improvável) que Bell Marques estivesse falando sobre o coronavírus no Brasil. Como aponta essa publicação do site Bahia Notícias, o cantor se referia ao surto de zika vírus, que atingiu a região Nordeste do Brasil naquele ano.

E aí temos o terceiro erro. O próprio governador Rui Costa publicou em seu Twitter que toda narrativa era falsa. “Mais uma mentira que circula contra mim nas redes sociais. Disseminada por criminosos que estão sendo identificados e serão processados. Não vão me intimidar. Não deixarei de tomar as medidas necessárias para salvar as vidas das pessoas”, disse. Junto à declaração, Costa publicou um link de um desmentido do site Fato ou Fake.

Na publicação do G1, há mais uma observação sobre erro na mensagem. Não eram “políticos do Partido Comunista Chinês” que estavam no local. Como aponta o G1 (e também essa nota oficial do governo da Bahia), tratava-se de um grupo de executivos chineses que estavam visitando o estado para estudar a possibilidade de investimentos.

Resumindo: a história que aponta que Bell Marques avisou Rui Costa e políticos chineses sobre o coronavírus no carnaval de Salvador de 2020 é falsa. O vídeo é antigo e não tem relação com a pandemia atual.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2BWWK1B