Volta e meia a Rede Globo se torna protagonista de boatos na web. Pensando nisso, o Boatos.org listou 7 histórias envolvendo a emissora.
Há anos, o Criança Esperança move a solidariedade de milhões de brasileiros. É justamente neste período que a onda de boatos sobre a Globo cresce. Parece sina, mas todos os anos a história se repete no mundo da boataria: um escândalo bombástico e pronto, temos mais um boato.
Balelas envolvendo a Globo são figurinhas carimbadas na internet. E, quase sempre, faz alguns desavisados caírem. Por isso, o Boatos.org elaborou uma lista com sete histórias sobre a emissora que já viralizaram na internet. Confere aí:
1 – Globo fica com o dinheiro do Criança Esperança
Na lista, a balela mais conhecida dá conta do Criança Esperança. Tudo começou, em 2014, quando um texto apontava que a emissora usava as doações do projeto para deduzir imposto. Acontece que o boato se baseava em afirmações sem provas e, como você deve imaginar, não passava de balela. Leia mais sobre o boato aqui.
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
No mesmo ano, o Criança Esperança voltou a ser pauta no mundo da boataria. Dessa vez, a história dava conta que a Globo só repassava 10% do arrecadado para a Unesco. A história deixou muita gente decepcionada, mas a verdade é que se tratava de uma história baseada em um telegrama que apenas citou o nome da Globo, passou por modificações e, depois, virou uma “denúncia” que nunca teve comprovação. Ou seja, boato. Leia mais sobre o boato aqui.
Mais uma vez, a ação se tornou protagonista de um boato na internet. E, ao contrário do que você imagina, a história não foi diferente da anterior. Leia mais sobre o boato aqui.
2 – Diretor da Fantástico denunciou que Globo se alinhou com a esquerda
Quem poderia imaginar que as mentes brilhantes da internet juntariam dois temas polêmicos num boato só: Lula e Globo. Isso mesmo, o próximo boato da lista apontava que o diretor do Fantástico, Luiz Nascimento, teria denunciado que a Globo e o PT estavam planejando o retorno de Lula. Acontece que a história contemplava todos os elementos de um boato. Leia mais sobre o boato aqui.
Outro boato sobre os “laços” com a esquerda, dava conta da denúncia de uma jornalista da emissora. De acordo com as informações, a Globo teria se aliado à esquerda e colocaria uma luz de cor vermelha nos jornais. Parece brincadeira, mas muita gente acreditou. Mais uma vez, o alerta não passava de uma falcatrua da internet. Leia mais sobre o boato aqui.
3 – Globo censurou matérias e que tirar o WhatsApp do ar
Nos últimos meses, uma história preocupou muitos internautas. O motivo? O WhatsApp seria retirado do ar. Porém, ao contrário do que se imagina, não seria pela Justiça e, sim, pela Globo. Apesar de surreal, a história fez sucesso nas redes sociais e em aplicativos de mensagens. Mas não passou de balela. Leia mais sobre o boato aqui.
Depois, até o Ciro Gomes foi censurado pela emissora. Segundo as informações, o ex-ministro foi censurado ao falar sobre a Previdência em entrevista ao Bom Dia Brasil. Tudo mentira, porque a entrevista é da Rede TV. Leia mais sobre o boato aqui.
Outro boato envolvendo censura apontava que uma matéria sobre o aplicativo “Mudamos”, que envia projetos de lei ao Congresso, foi censurado após passar na Globo. Um escândalo e tanto. Se fosse verdade, sim. Mas, a verdade é que a história não passava de balela. Leia mais sobre o boato aqui.
4 – A número 1 do BNDES
Dentro do universo das delações, uma lista chamou atenção de muitos internautas. Uma publicação compartilhada na internet dava conta que a ex-presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, havia divulgado a lista dos 15 maiores devedores do banco. A Globo, obviamente, estava em primeiro lugar. Mais uma vez, a história não passava de uma arapuca (bem mal feita) da internet. Leia mais sobre o boato aqui.
5 – Globo será vendida
Em 2015, a notícia de que os herdeiros de Roberto Marinho estariam vendendo a Globo para a britânica BBC por 480 milhões de dólares começou a circular na internet. Pois bem, a história é falsa. O primeiro ponto está no fato de que a história possui todas as características de um boato. Além disso, a Constituição não permite que estrangeiros sejam donos de concessões de rádio e TV. Leia mais sobre o boato aqui.
Tempos depois, a notícia da venda da emissora voltou a circular. Dessa vez, a história apontava Carlos Slim, o dono da Claro, como comprador. Acontece que, novamente, não havia qualquer argumento que confirmasse a história. Ou seja, mais uma balela. Leia mais sobre o boato aqui.
6 – Futura vai virar canal de animes
O próximo boato da nossa lista aponta que a Globo transformaria o canal Futura em canal de Animes. Mentira, já que a história teve origem em sites de notícias falsas. Além disso, ao procurarmos vestígios da informação no site do Canal Futura e não encontramos nada. Leia mais sobre o boato aqui.
7 – O Faustão tá fora; Ana Maria também
Não, pera! As estrelas da emissora não poderiam ficar de fora dessa lista. A balela que fez desmoronar o mundo dos amantes do “reclames do plim plim”, apontava que após reclamar da realidade brasileira ao vivo durante o Domingão, o Faustão seria dispensado da emissora. Mais uma vez, a história não passou de uma falcatrua da internet. Leia mais sobre o boato aqui.
Em 2014, a apresentadora Ana Maria Braga também foi protagonista de boatos na internet. A história dava conta que a Ana Maria Braga teria sido demitida. Muita gente lamentou a saída da apresentadora. Tudo em vão, porque a história não passava de mais uma farsa da internet para conseguir compartilhamentos. Leia mais sobre o boato aqui.