Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Globo é a primeira da lista de maiores devedores do BNDES #boato

Globo é a primeira da lista de maiores devedores do BNDES #boato

Boato – Ex-presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, divulgou lista dos 15 maiores devedores do banco. Globo é a 1ª colocada.

Em meio ao tsunami da delação da JBS, uma das empresas atingidas com “abalos secundários” foi o BNDES. Alegando problemas pessoas, Maria Silvia Bastos Marques pediu demissão da Presidência do banco no dia 27 de maio. Coincidência ou não, Maria Silvia havia sido muito criticada por empresários pela política de endurecimento de regras para financiamento a juros “camaradas”.

Depois da saída da executiva, uma lista começou a circular no Facebook e WhatsApp. De acordo com o curto texto que circula online, Maria Silvia havia divulgado ao jornal Correio de Brasília uma lista dos 15 maiores devedores do banco. E o primeiro lugar, pasmem, seria a Globo. Leia o texto que circula online:

BOMBA ! GLOBO É A 1a. DA LISTA DO BNDES !!! Em retaliação Ex Presidente Maria Silvia Bastos Marques do BNDES divulga lista dos 15 maiores devedores do banco.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

1o. Rede Globo, 2o. JBS Friboi, 3o. Grupo Odebracht, 4o. Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), 5o. Governo da Venezuela, 6o. Rede Record, 7o. Governo Angola, 8o. Governo Cuba, 9o. Governo Uruguai, 10o. Petrobras, 11o. Empresa OI Telecomunicações, 12o. MCJ Pavimentações, 13o. Banco Bolívia Popular, 14o. Governo Republica Popular da China, 15o. Industria Petroquímica do Irã, Jornal Correio de Brasília. 27/05/2017. SO TEM COMUNISTAS E PETRALHAS NESTA LISTA

Globo é a primeira da lista de maiores devedores do BNDES?

Muita gente que não gosta da Globo (e também dos “petralhas”) compartilhou a lista como se fosse verdadeira. Mas será mesmo que vazou a lista de maiores devedores do BNDES? A resposta é não. Não precisa ser um gênio para encontrar diversos furos no texto (mesmo ele tendo apenas dois parágrafos). Vamos listar para vocês.

Para começar, as próprias fontes citadas na história já revelam que se trata de uma farsa. Para começar, o tal jornal Correio de Brasília não existe. No Distrito Federal, temos o Correio Braziliense e o Jornal de Brasília. “Correio de Brasília” (seria uma junção dos dois) não existe. A outra “fonte” da informação, Maria Silvia Bastos Marques, também não deu uma entrevista sequer falando da lista.

O segundo furo está na lista em si. O primeiro problema é na própria digitação (erros assim são típicos de boatos) dos nomes das empresas. Quem é grupo Odebracht? Também é possível ver alguns nomes na lista como, por exemplo, os governos de Angola, Cuba, Uruguai e China. Porque raios a China pegaria empréstimo do BNDES? Será que o governo deles está “pobre” assim?

Para terminar, a “lista do BNDES” não tem nada a ver com a que foi apresentada. Encontramos na internet alguns recortes do que poderiam representar a tal lista. Uma delas é dos beneficiários do programa PSI da empresa em 2014 e 2015. Outra é dos empréstimos para ações no exterior entre 2009 e 2013, do Congresso em Foco. Em nenhum deles, o resultado é sequer parecido ao que circula na web.

Resumindo: a lista que circula na internet nada tem a ver com o BNDES. A Globo não é a maior devedora do banco e tampouco o governo da China está na lista. Trata-se de mais um boato que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Mônica Teixeira e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.