Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Diretor do Fantástico revela plano da Globo para trazer Lula de volta #boato

Diretor do Fantástico revela plano da Globo para trazer Lula de volta #boato

Boato – Diretor do Fantástico, Luiz Nascimento, denunciou em áudio que a Globo, patrocinadores e o PT têm um plano para trazer Lula de volta.

2018 já chegou! Mesmo faltando cerca de quatro meses para o ano de 2017 chegar ao fim, a internet tem se preocupado (um bocado) em já começar a debater as eleições presidenciais de 2018. A prova disso é a quantidade de boatos que estão circulando online em relação ao pleito do ano que vem.

Uma das últimas histórias que estão viralizando na internet está em um áudio que seria do diretor do Fantástico, Luiz Nascimento. De acordo com o arquivo, viral no WhatsApp, o funcionário da Globo teria denunciado que a emissora se alinhou a Lula para que ele ganhe as eleições de 2018.

No áudio, o “diretor” teria falado que os telejornais da emissora estarão mais alinhados com a esquerda, que notícias negativas sobre Temer, João Dória e o Judiciário vão começar a circular online e, de quebra, a emissora vai “ficar mais vermelha” só para fazer as pessoas votarem no PT. Escute o áudio, leia a transcrição e textos que o acompanham:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Áudio do Diretor do Fantástico, Luis Nascimento que se demitiu da emissora no dia 11/08. A Globo está em polvorosa com a divulgação.

Terça-feira, dia 8 de agosto de 2017. Por questões óbvias não vou me identificar porque há uma caça a bruxa dentro do jornalismo da Globo procurando quem é mais alinhado com a esquerda e quem não é. A partir de agora o público vai poder notar que as editorias de jornais vinculados à rádio CBN, ao G1 e também aos programas jornalísticos da Rede Globo vão estar mais alinhados com a esquerda e preparando a volta do Lula, que está completamente alinhado com a família Marinho, apesar de ele falar aos berros que vai fazer isso e aquilo, está tudo orquestrado, acertado, com a editoria do jornalismo da rede Globo.

Ali Kamel, Silva Faria, Mariano Boni, Miguel ,Taís, Cristina Piasentini que são os diretores das duas grandes praças de jornalismo da Globo estão alinhados com a família Marinho para que toda a notícia vinculada a Temer e também ao João Dória em São Paulo, sejam fracionadas durante o jornalismo para que se fale o tempo todo dos dois, mas de forma até caluniosa. Então, um exemplo: os desempregados da Dilma agora são desempregados do Temer. A culpa da dívida do Brasil não é do legado de Lula e Dilma. É a dívida do Temer. Até os salários atrasados do Rio de Janeiro a culpa do Temer. Assim como uma rua esburacada há mais de 50 anos é culpa do João Dória.

Então, vocês vão começar a notar que há uma tendência já acertada com a esquerda para que se fale de forma até caluniosa de Temer e também de João Dória nos jornais e no jornalismo da Globo e nas programações de rádio. A ideia é que seja estendida o máximo da notícia para que se fale, “entre aspas”, coisas ruins destas duas grandes personalidades, que seriam os grandes adversários da propensa volta do Lula ao poder.

Outra coisa também é que a partir de agora vamos ver uma rede Globo mais avermelhada. Vocês vão começar a ver na tela da rede Globo o tom mais vermelho do que os tons azuis que são tradição da TV Globo. Isso já foi utilizado como propaganda subliminar na época da época da retomada da democracia em que não se sabia o que iria acontecer com o país, a Globo usou de outros artifícios para fazer propaganda subliminar.

E assim é com as notícias fracionadas no jornalismo. Você fala muito o tempo todo durante o jornalismo, durante a apresentação dos jornais, sobre as mesmas coisas e vinculando o nome dessas duas personalidades, que é o João Dória e o presidente Temer. Outra coisa que vamos reparar mais para frente são notícias sobre o Judiciário. Vão ter muitas notícias para dar ênfase a juízes corruptos, membros do Ministério Público ligados a corrução. O que também acontece, é claro, mas vocês vão ver muito mais notícias sobre isso. Mas vocês vão ver muitas notícias antigas, velhas e arquivadas que o povo não lembra vão ser trazidas de volta para seja jogado MPF e PF um contra o outro e que seja feita a exposição, principalmente, a juízes de primeira instância. Isso tudo para atingir O Moro e a Lava-Jato, acreditem a Globo é contra a Lava-Jato. Fiquem atentos e que nós sejamos contra o imperialismo da rede Globo. Não estou jogando contra a casa, mas eu não acho isso direito e acho legal a população saber. Principalmente, uma pessoa que está dentro do sistema Globo e que tá acompanhando de perto todo o esquema que está sendo armado na maior emissora do país e está sendo alinhado com outras emissoras porque vai rolar muito dinheiro com a volta do Lula para esses meios de comunicação. Um abraço

Diretor do Fantástico revelou plano da Globo para trazer Lula em 2018?

Um boato deste tamanho tem que ser fracionado para que você entenda tudo certinho. Por isso, vamos falar sobre a tese da Globo ter ficado “vermelha” e de os jornais falarem de Temer, João Dória e o Judiciário em outro texto. Neste, vamos falar do apenas do “diretor do Fantástico”. E o fato é que o áudio não é de Luiz Nascimento.

O primeiro ponto que denuncia a farsa está no histórico do áudio. Quando começou a circular (há cerca de uma semana), o áudio era acompanhado de um texto que falava “Jornalista revela plano da Rede Globo para trazer Lula de volta. Até patrocinadores do programa estão alinhados. Ouça”. O autor do áudio só “virou” o diretor do Fantástico depois que a notícia de que Luiz Nascimento sairia da emissora vazou na imprensa. Ou seja, a fake news foi modificada com o tempo apenas para continuar circulando.

Por sinal, a voz de Luiz Nascimento é completamente diferente da voz do áudio do WhatsApp. Não há muitos registros públicos do diretor do Fantástico na internet. Uma dos poucos está em um webdoc sobre a reportagem da final da Taça Guanabara de 1982, quando o árbitro José Roberto Wright entrou em campo com um microfone. No minuto, 1:16 é possível ver que a voz dele (identificado como Luzinho Nascimento) não bate com a voz que “denuncia a Globo”. Para terminar, entramos em contato com Luiz Nascimento e ele nos respondeu. Leia:

Em primeiro lugar, obrigado pela consulta. A informação disseminada no whatsapp é totalmente falsa. Não pedi demissão, a voz não é minha e esse texto falso também não é meu. Acho lamentável – e me causa profunda indignação — que máquinas de propaganda condenáveis e protegidas por um anonimato criminoso usem as redes sociais para propagar mentiras com objetivos obviamente escusos.

Sendo assim, já dá para cravar que a história que aponta que um diretor do Fantástico gravou um áudio denunciando a Globo de se alinhar com o PT é falsa. Trata-se de mais um boato que circula online. Quanto ao resto das acusações, você pode ler aqui. 

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.