Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra primeiro trem saindo de Mato Grosso para Porto de Santos #boato

Vídeo mostra primeiro trem saindo de Mato Grosso para Porto de Santos #boato

Vídeo mostra primeiro trem saindo de Mato Grosso para Porto de Santos, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra o momento em que o primeiro trem da Ferronorte sai de Alto Taquari (Mato Grosso) para o Porto de Santos.

Desde quando o presidente Jair Bolsonaro assumiu a Presidência da República, o que não têm faltado na internet são vídeos de supostos grandes feitos do governo atribuídos de forma errônea. A filmagem de hoje aponta para um “fato” inédito de Bolsonaro.

Um vídeo de um trem de carga (muito bem feito, aliás) está viralizando junto com a mensagem que aponta que esse seria o “primeiro trem” que estaria saindo do estado de Mato Grosso (grande produtor de grãos) para o Porto de Santos. O trem (identificado como da Ferronorte) teria saído de Alto Taquari (MT). “Primeiro trem saindo do estado do Mato Grosso para Santos, vamos viralizar A imprensa LIXO não vai divulgar”, diz a mensagem que circula online.

Vídeo mostra primeiro trem saindo de Mato Grosso para Porto de Santos?

O vídeo é real e, de fato, mostra um trem da Ferronorte em Alto Taquari. Porém, não se trata do “primeiro trem” saindo de Mato Grosso para o Porto de Santos.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Como falamos lá no início do texto, o histórico deste tipo de informação errada já nos deixa desconfiados. Já desmentimos boatos sobre “pontes ferroviárias”, ferrovia no Nordeste, ponte estaiada e outros.

Assim como nos outros casos, as mensagens tinham características de boatos online como ser vaga, alarmista e não citar fontes confiáveis. E, assim como nos outros casos, a informação que circula online está errada.

Quando nos deparamos com a história, resolvemos buscar por mais detalhes. Para nossa (não) surpresa, descobrimos que há anos existem trens que saem do Mato Grosso e vão até o Porto de Santos.

De acordo com o mapa da ANTT, a Rumo Malha Norte sai de Rondonópolis (MT) e vai até Santa Fé do Sul (SP). A partir daí, o ferrovia passa a ser chamada de Malha Paulista e vai até o Porto de Santos. O trecho Santa Fé do Sul-Alto Araguaia existe desde 1998. Ou seja: a tese de “primeiro trem de Mato Grosso indo para o Porto de Santos já cai por terra”.

Fomos além e resolvemos buscar pela origem do vídeo. Descobrimos que antes de se tornar um boato, a história foi compartilhada por pessoas do governo. No YouTube oficial, o presidente Jair Bolsonaro compartilhou o vídeo com a informação “Ferronorte, na cidade de Alto Taquari/Mato Grosso”.

Um dia depois, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, compartilhou o vídeo com informações mais detalhadas:

Vagões double stack da Brado/Rumo passando pelo Alto Taquari (MT), em trecho da Ferronorte que liga o Mato Grosso ao Porto de Santos. Ganho em volume transportado sem aumento significativo de custos. Trabalho de elevar gabarito em viadutos e rebaixamento de trilhos. Ideia é ampliar para mais rotas com investimentos contratados nas renovações de concessão, novos leilões e nas autorizações que estamos analisando. Vídeo feito pelo canal no Youtube “Ferrovia Sul”

É possível notar duas coisas. A primeira delas é que nem o ministro tampouco o presidente falaram que esse é o “primeiro trem que saiu de Mato Grosso para Santos”. A segunda é que o ministro da Infraestrutura citou a fonte do vídeo. Foi aí que buscamos pelo canal do YouTube “Ferrovia Sul”. Veja o vídeo e a descrição dele:

Trem Double Stack da Brado/RUMO registrado em resolução 8K HDR no trecho da Ferronorte, na cidade de Alto Taquari, Mato Grosso, em novembro de 2020.

O mesmo canal, especializado em filmagens de trens, tem, inclusive outros vídeos de Mato Grosso e, assim como o presidente e o ministro (e ao contrário da mensagem que viralizou), não cita que o vídeo é do “primeiro trem que saiu do estado”.

Resumindo: o vídeo que está circulando na internet é de Mato Grosso, mas não é do primeiro trem que saiu do estado para o Porto de Santos. Na tentativa de ajudar o governo, simpatizantes de Bolsonaro, de novo, aumentaram e inventaram um conto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK